Abel Ferreira entre em lista de melhores treinadores do mundo

Português foi colocado em 22º lugar na lista de melhores do mundo da revista FourFourTwo

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura
Foto destaque: Abel Ferreira treinando o Palmeiras (reprodução/Marcos Ribolli)

Nesta quarta-feira (16), a revista inglesa especializada em futebol, a FourFourTwo, atualizou o seu ranking dos 50 melhores treinadores do mundo atualmente. E Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, aparece em 22º lugar. O português tem dez títulos com o time paulista e pretende conquistar mais um nesta temporada, o do Campeonato Brasileiro.

Abel aparece na lista

O português está na frente de treinadores de times europeus como: Paulo Fonseca, do Milan; Enzo Maresca, do Chelsea; Vincent Kompany, do Bayern de Munique. Além desses treinadores europeus, Abel terminou acima de nomes importantes da América do Sul como: Gallardo, treinador do River Plate; Marcelo Bielsa, técnico da seleção uruguaia, e Fernando Diniz, do Cruzeiro.

A publicação justificou a posição do português, citando o estilo de jogo imposto no Palmeiras e o futuro do treinador “seja na América do Sul ou na Europa”.

O texto fala: “Abel pode não ser um nome familiar para a maioria dos torcedores europeus, depois de passar quatro anos no Brasil pelo Palmeiras, onde venceu duas vezes a Série A e duas vezes a Libertadores”. A revista ainda completou: “o técnico de 45 anos teve antes passagens de sucesso pelo Paok, na Grécia, e no Braga, em seu país, Portugal. Um técnico que prioriza transições rápidas, diretas da defesa ao ataque, Ferreira tem um futuro empolgante, seja na Europa ou na América do Sul”.

Abel Ferreira está no Palmeiras desde o final de 2020, e no início de novembro ele irá completar quatro anos comandando o time paulista. Nesses quatro anos, ele soma dez títulos e conquistou, no início de 2024, o posto de maior campeão entre treinadores do verdão, ao lado de Oswaldo Brandão.


Abel Ferreira treinador do Palmeiras
Abel Ferreira treinador do Palmeiras (Foto: reprodução/ Thiago Ribeiro/AGIF)

Foram três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023), uma Recopa Sul-Americana (2022) e duas Libertadores (2020 e 2021).

Veja o Top 20 do ranking

Em primeiro lugar vem Pep Guardiola, seguido de: Carlo Ancelotti, Xabi Alonso, Mikel Arteta; Simone Inzaghi, Unai Emery, Lionel Scaloni, Diego Simeone, Arne Slot; Thomas Tuchel; Ruben Amorim, Antonio Conte, Julian Nagelsmann, Eddie Howe, Luis de la Fuente, Thiago Motta, Michel, Luis Enrique e Gean Piero Gasperini.

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos