Acidentes decidem GPs na Fórmula 1

Bernardo Mazzei Por Bernardo Mazzei
4 min de leitura
Foto destaque: Max Verstappen na pré-temporada da F1 2024 (reprodução/Band)

Neste domingo (30), ocorreu o Grande Prêmio da Áustria, a décima primeira etapa do calendário de 2024 da Fórmula 1. A corrida ficou marcada pela batida entre Lando Norris e Max Verstappen, que estavam na disputa pelo primeiro lugar.

A situação acabou em polêmica após o holandês fechar o espaço do inglês e os dois se tocarem e terem o pneu furado, forçando a ambos a irem ao box. O piloto da McLaren abandonou a prova e o piloto da Red Bull apenas trocou o pneu e seguiu na prova terminando em quinto colocado.

Com a colisão entre os dois, o piloto inglês da Mercedes, George Russell, foi quem teve o maior benefício, pois a vitória caiu no colo dele de forma inesperada, sendo o pódio composto por Sainz em terceiro, Oscar Piastri em segundo e Russell em primeiro.

Senna e Prost


Senna e Prost no GP de San Marino (Foto: Reprodução/Paul-Henri Cahier/Getty Images Embed)


Além desse episódio no GP da Áustria, houveram outras batidas que acabaram decidindo, não só corridas e sim campeonatos. Em 1989, Ayrton Senna e Alain Prost eram companheiros de equipe e o brasileiro, para ser campeão, precisava ganhar os dois últimos GPs, já o francês precisava do oposto do companheiro na etapa do Japão que era a penúltima.

Com os dois lado a lado disputando a primeira colocação, na volta 46 Senna tinha espaço para passar, mas Prost jogou o carro em cima do brasileiro e este teve que abandonar. Ayrton foi até os boxes pela área de escape para trocar a asa danificada, voltando atrás do piloto italiano Nannini, que acabou sendo ultrapassado e ele ganhou a corrida. Mas o francês foi até os comissários, alegando que o companheiro não tinha seguido o traçado e com isso Senna foi desclassificado, o que levou Prost a ser campeão naquele ano.

Porém, no ano seguinte, o brasileiro deu o troco no mesmo GP, jogando o piloto francês para fora na primeira curva e assim foi campeão mundial.

Schumacher e Hill


Schumacher e Hill no GP da França (Foto: Reprodução/Anton Want/ALLSPORT/Getty Images Embed)

Outro caso curioso foi no ano de 1994, quando a decisão do campeonato foi levada para a última corrida do calendário, que foi no GP da Austrália. O piloto alemão, MIchael Schumacher, que pilotava a Benetton, estava com 92 pontos e precisava terminar na frente da Williams de Damon Hill, que possuía 91 pontos, já a pole position tinha ficado Nigel Mansell.

Logo no início, os ultrapassaram o pole e se mantiveram lado a lado a corrida toda e, mesmo com a troca de pneus, os dois se mantiveram colados até que Schumacher abriu 2 segundos de Hill. Porém o alemão bateu no muro e ia ficar para trás. Schumi jogou o carro dele na Williams, forçando o piloto a abandonar a prova e tornando o alemão campeão.

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