O Grand Slam de Tênis criou o “Courtside Bar”, local onde os torcedores fazem barulho torcendo e acabam prejudicando os atletas de tênis durante a partida. O Australian Open 2024 iniciou com a lateral da quadra 6 como se estivesse em um ambiente público, onde os torcedores podem fazer o que bem entendem.
Courtside bar
Com dois andares e espaço para 500 pessoas, o público assiste ao jogo de pé ou sentado e o bar traz opções de petiscos, bebidas e música, que os jogadores de tênis conseguem escutar da quadra.
Incômodo pelos tenistas
O barulho atrapalha os atletas, como a tenista Paula Badosa, que teve impacto no seu foco durante o jogo.“Muito barulhento, muito alto, um pouco difícil de concentrar. Eu não consigo ouvir meu técnico se eu quiser falar com ele”, citou ela, mesmo vencendo a partida.
Comentário do jogador Djokovic
“Não sei se é a melhor regra. Mas eu entendo que é melhor do ponto de vista do torneio e dos torcedores. Eles não querem esperar, querem ver todos os pontos. Estou dividido” – cita Djokovic sobre a mudança na movimentação de torcedores.
Os fãs de tênis entram na arena frequentemente depois dessa mudança, o que antes era permitido apenas entre intervalos de dois games.
Jogo em dupla
Stefanos e Petros Tsitsipas, jogando em dupla, não aprovaram essa nova questão do bar.
“É um conceito muito estranho”, cita Petros.
“Seria uma nova mudança para modernizar o tênis e trazer mais entretenimento. Mas quando você é um jogador de tênis tentando se concentrar, é difícil, porque você vê o movimento das pessoas e coisas acontecendo ao redor. Tem uma bola amarela pequena voando, e isso requer sua concentração. Se te afetar em 5%, já é um problema” , cita Stefanos.