Bayer Leverkusen é campeão alemão e consagra Xabi Alonso como técnico

Markus Gallo Por Markus Gallo
4 min de leitura
Xabi Alonso levantando a "Meisterschale", taça do campeonato alemão (Reprodução/Ina Fassbender/AFP)

Campeão alemão pela primeira vez em 120 anos de história, o Bayer 04 Leverkusen é um dos destaques do futebol europeu dessa temporada. Após a vitória por 5 a 0 sobre Werder Bremen no domingo (14), a equipe alemã consagra o trabalho do jovem treinador Xabi Alonso.

Xabi chegou ao clube em outubro de 2022, assumindo a equipe na zona de rebaixamento da Bundesliga. Ao final da temporada, o Leverkusen chegou ao sexto lugar do campeonato, garantindo, assim, uma vaga para a Liga Europa.  Já na temporada 2023/2024, o trabalho do espanhol frente ao clube se desenvolveu de maneira exponencial.


Torcida comemora título dentro de campo; Frimpong é erguido pelos alemães (Reprodução/Instagram/bayer04fussball)

Estratégia

O time que jogava no esquema 4-3-3, na temporada anterior, passou a entrar em campo na formação 3-4-2-1, que pode se tornar um 3-2-5 no ataque. O foco na posse de bola, na pressão na saída de jogo do adversário e defender em bloco baixo e compacto quando atacado formam um time bastante seguro defensivamente. Já no ataque, o Leverkusen aposta também na superioridade numérica e em infiltrações por dentro do bloco de marcação, evitando cruzamento aéreos. As movimentações ofensivas da equipe demonstram um time bem treinado e consciente de sua proposta de jogo.

Elenco

A montagem do time atual passa pelas mãos de Xabi Alonso. Na janela de transferências do início da temporada, o clube alemão decidiu vender um de seus principais destaques, o ponta-esquerda Moussa Diaby, francês de 24 anos, além de outros 15 jogadores. Em contrapartida, na mesma janela, o Bayer trouxe alguns dos jogadores e consagrariam a atual fase do time, como Grimaldo, Xhaka, Boniface, Iglesias e Tella.

Em um time que tem como principal arma a coletividade, ainda assim, alguns jogadores merecem destaque. O primeiro deles é o jovem alemão Wirtz, que após quase um ano afastado por lesão, é o protagonista do ataque do time. São 11 gols e 10 assistências até o momento. Grimaldo, ala esquerdo espanhol comprado do Benfica tem a mesma quantidade de participações em gols que Wirtz, com 9 gols e 12 assistências. Se Wirtz faz tudo que for necessário no ataque, Grimaldo é essencial para a defesa, a transição rápida e a construção de jogadas do clube alemão.


Grimaldo e Wirtz, destaques do Leverkusen (Reprodução/X/@_BeFootball)

Consagração

Com um time de jogadores jovens e sem a mesma grife do rival de Munique, Xabi Alonso conseguiu formar uma equipe equilibrada, segura e com grande capacidade pôr em prática as ideias de seu treinador. O clube alemão conquistou sua primeira Bundesliga no dia que atingiu a marca de 43 jogos de invencibilidade. Jogando em casa, o Leverkusen venceu 21 dos 23 jogos desde a chagada de Xabi. Além disso, o Bayer está nas quartas de final da Liga Europa, sendo que já venceu a partida de ida por 2 a 0. O técnico já confirmou que continuará no Bayer Leverkusen na próxima temporada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile