Botafogo acerta com técnico português e tem novo comandante

Rafael Luz Assis Por Rafael Luz Assis
3 min de leitura
Foto destaque: técnico Artur Jorge (reprodução/Gualter Fatia/Getty Images embed)

A procura de um técnico desde a saída de Tiago Nunes demitido desde o fim de fevereiro, o Botafogo já tem um técnico para chamar de seu, Artur Jorge que estava em Portugal reforça o time da estrela solitária.

A negociação

Artur Jorge que ainda comanda o Braga de Portugal contra o Portimonense pelo campeonato nacional. A contratação foi feita de maneira amigável entre os clubes, uma vez que o técnico tinha contrato até o meio de 2025. A multa era alta, 10 milhões de euros, mas o clube já havia se apalavrado com outro treinador Daniel Sousa do Arouca que assume o time português na próxima temporada. 

Mesmo assim John Textor, dono da SAF Alvinegra atravessou o Atlântico para conversar pessoalmente com Jorge. A cacique já havia feito movimentação parecida ao contratar Luiz Henrique em fevereiro.

A Carreira de Artur Jorge

Artur é um técnico português que teve uma atuação discreta como jogador. O zagueiro foi revelado pelo mesmo Braga e aposentou-se em 2005, atuando pelo Penafiel, também de Portugal. Saíram os calçados, mas não largou o futebol. Pegou a prancheta em 2009 e assumiu o Famalicão como técnico. Foi novamente convocado para treinar as categorias de base dos Guerreiros do milho, saindo em 2013 e assumindo duas equipes profissionais de clubes das divisões inferiores portuguesas. Eram o Tirsense e o Limianos. Sem muito sucesso, retorna às categorias de base do Braga em 2017. Recebeu a oportunidade de treinar o time principal na temporada 2019/20 em 5 jogos, foram 3 vitórias.

Foi efetivado no cargo e na temporada passada buscou e por pouco não bateu o recorde de outro conhecido dos cariocas. Jorge Jesus, em 2008/09, ficou 26 dos 48 jogos sem tomar nenhum gol. Arthur conseguiu ficar 26 dos 48, uma bela marca. O treinador é conhecido por um estilo ofensivo. Na última temporada foi o 3º colocado do campeonato português e chegou a jogar a Champions League, mas caiu em um grupo difícil com Real Madrid e Napoli onde não se classificou, na terceira posição jogou a Euro League, mas foi desclassificado no primeiro jogo do mata-mata. Atualmente ele é campeão da Taça da liga de Portugal, seu único título. Virá para o Brasil com a missão bem clara: se sair bem na Libertadores e ser campeão brasileiro.


Página do clube divulgando ingressos para a Libertadores (Reprodução/X/@Botafogo)

Artur Jorge faz sua última partida a frente do Braga nesse segunda-feira (01) e deve se apresentar ao Botafogo na terça-feira, e por respeito, os clubes não divulgaram a negociação. Na quarta, o Botafogo encara o Junior Barranquilla no primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores, ainda com o técnico interino Fábio Matias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile