As derrotas para a Itália por 3 sets a 1 e para a Polônia por 3 a 2 impediram que a seleção se classificasse como líder ou até mesmo em segundo lugar no grupo B. Para a classificação o Brasil busca ser um dos dois melhores terceiros colocados. O jogo contra o Egito será na próxima sexta feira (02), às 8 horas.
Uma vitória por 3 a 1 ou 3 a 0 seria impossível ser alcançado por Canadá ou Sérvia, que se enfrentam na última rodada do grupo A. Os sérvios têm o mesmo número de pontos que os brasileiros, mas menos sets vencidos. No critério de desempate, a famosa razão de sets, a Sérvia sairia prejudicada. O Canadá por outro lado só pode chegar a 3 pontos.
Situação dramática para o Brasil
Se a Argentina derrotar a Alemanha por até 3 sets a 1 na rodada final do grupo C o Brasil pode se classificar como o melhor terceiro colocado. Ou para os Estados Unidos fazerem 3 a 0 sobre o Japão (caso seja 3 a 1, a seleção verde e amarela precisará emplacar um 3 a 0 em seu jogo).
Para se classificar vencendo por 3 a 2 seria necessário algumas contas para passarmos para as quartas de final. Vitória da Sérvia sobre o Canadá por 3 x 2; Vitória do Canadá sobre a Sérvia; Vitória da Argentina por 3 x 0.
O técnico Bernardinho falou um pouco sobre esse jogo:“Vamos seguir buscando. Agora nossa final é contra o Egito. (São) quatro finais até a busca pela medalha de ouro, e o Egito é a primeira delas”, disse após o revés para a Polônia.
Pior desempenho nos últimos 30 anos
A seleção brasileira masculina de vôlei não perdia os dois primeiros jogos em Olimpíadas desde Atlanta 1996, quando perdeu para Argentina e Bulgária. Mesmo se recuperando e avançando às quartas de final, o Brasil foi eliminado pela Iugoslávia e não chegou às semifinais.