Antes do fechamento da janela da Arábia Saudita, na última quinta-feira (07), o Al-Ittihad tentou negociar o português Filipe Jota por empréstimo, mas não teve tempo de cadastrar o registro do jogador no sistema da FIFA. O Al-Ettifaq era o clube interessado no jovem de 24 anos.
O time saudita, que já conta com Benzema, Kanté, Fabinho, Romarinho e companhia, gastou 25 milhões de euros (aproximadamente R$133 milhões) para tirar Jota do Celtic, e ainda assim teve a decisão de negociar o atacante para um rival da Saudi League, que só não efetivou o acordo por conta do prazo do mercado de transferências.
Critérios da Liga Saudita
De acordo com o jornal espanhol “Marca”, o desejo de emprestar Jota antes do fechamento da janela, se deu pelo fato de o clube não enxergar o português com o mesmo perfil de estrela que outros jogadores contratados. Sendo uma das equipes que mais investiu para a temporada 2023/24, o time de Jidá ainda precisa selecionar os estrangeiros que farão parte do elenco principal.
Anúncio de Jota ao Al-Ittihad (Foto: reprodução/Instagram/@jotafilipe_7)
A Saudi Professional League só permite a inscrição de oito estrangeiros, portanto, uma avaliação ainda está sendo feita sobre o português, para confirmar se ele fará parte dos relacionados. A imprensa árabe especula que o atacante pode ficar de fora da lista, mas com a lesão do egípcio Hegazy, uma vaga pode estar disponível para o jogador de 24 anos.
Valores gastos na janela de transferências
Com o fechamento da janela na última quinta-feira (07), foi contabilizado um valor de quase 1 bilhão de euros em contratações para o futebol da Arábia Saudita. Sem contar que os salários oferecidos também são os mais altos do mercado.
Recrutando grandes estrelas do futebol mundial, a Liga Saudita conseguiu aumentar o nível técnico do seu campeonato nacional de forma instantânea. Além disso, não só jogadores em final de carreira estão optando pela transferência para a Saudi League, como jovens em desenvolvimento, o que aumenta o fator atrativo do futebol árabe.
Foto destaque: Jota sendo anunciado ao Al-Ittihad. Reprodução/Instagram/@jotafilipe_7