Amanda Nunes vence e recupera cinturão dos galos do UFC

Jorge Silva Por Jorge Silva
5 min de leitura

Amanda Nunes enfim retomou seu cinturão do peso-galo do UFC. Após a derrota para Julianna Peña, no final de 2021, foram sete meses treinando para voltar ao seu reinado. O que aconteceu na noite deste sábado (30), em Dallas, nos Estados Unidos. Ao longo de cinco rounds, Amanda mostrou para o mundo que é a verdadeira campeã do UFC, exibindo todo o seu repertório, tanto ofensivo quanto defensivo. A Leoa venceu por decisão unâmine dos juízes (50-45, 50-44 e 50-43) e retomou seu cinturão, voltando a ser a “champ-champ” do UFC.

A luta

Amanda começou a luta com dois objetivos: retomar o cinturão e mostrar para todos que estavam no ginásio que ela era a melhor. Após alguns instantes de luta, a Leoa começou a acertar a oponente. No segundo round, Amanda derrubou Peña com um belo cruzado de direita, mas sem querer finalizar a luta, a brasileira pediu para a oponente se levantar novamente para o combate. Instantes depois, a cena se repetiu após Amanda derrubar novamente a rival e pedir para que ela se levantasse mais uma vez. No final do round, a brasileira aplicou um bom cruzado de esquerda e contabilizou seu terceiro knockdown na luta.



Amanda Nunes colocou a luta no chão e conectou bons golpes em Peña. Foto: Getty Images


Com dois rounds ganhos, Amanda abriu uma boa vantagem na pontuação geral, que seria usada caso a luta não fosse finalizada ao longo dos cinco rounds. Com isso, a brasileira escolheu o chão para mostrar ainda mais seu repertório. No chão, Amanda entrou na guarda de Julianna e começou a castigar ainda mais a americana. Após ótimas cotoveladas, o rosto de Julianna Peña foi ficando extremamente machucado e o sangue rolava pelo octógono.

No quarto round, Amanda foi mais defensiva, mas sem deixar de marcar sua mão na adversária. Peña tentou pegar no braço da brasileira por algumas vezes, mas sem muito sucesso. No final do round, a Leoa colocou a americana no chão mais uma vez, mas não deu fim na luta. 

No começo do último round, uma cena levou a torcida à loucura. As duas lutadoras se abraçaram no recomeço da luta, em respeito pelo trabalho que as duas desempenharam na noite. Após o belo momento, a trocação voltou a ser o foco principal e Amanda Nunes continuou seu show e derrubou Peña mais uma vez. Faltando 50 segundos para o fim da luta, a brasileira fechou um mata-leão na americana, mas soltou após poucos segundos. Parecia que hoje a brasileira não queria finalizar o combate. Com isso, Amanda ficou somente esperando o tempo passar e o cinturão voltar para seus braços.

Com a vitória, Amanda Nunes voltou a ser a “Campeã Dupla do UFC”. Agora, com dois cinturões novamente (peso-galo e peso-pena), a brasileira falou sobre a vitória: “Sinceramente, sabia que quando a Leoa não pegasse sua presa na primeira vez, pegaria ela na segunda vez. E agora fiz história, sou a campeã dupla de novo! (…) A melhor coisa que fiz foi fazer minha academia. Sinto que lá estou segura, que posso crescer, e que se tenho pessoas dedicadas só para mim, posso ser ainda melhor. Era para fazer o mesmo na última luta, mas eu não estava pronta.”, disse a brasileira. 

Problemas para Peña

Após a luta, Dana White, presidente do UFC, afirmou que Julianna Peña precisou ser levada às pressas para ser avaliada por um cirurgião plástico, con o objetivo de tratar os ferimentos que foram causados pela luta. 

Cartel de Amanda é impressionante

Com a vitória, Amanda Nunes chegou a 22 vitórias no MMA, com 13 nocautes, quatro finalizações e cinco decisões dos juízes. Para a próxima luta, existem algumas possibilidades abertas, como uma possível trilogia contra Julianna Peña ou Valentina Shevchenko. Uma defesa do cinturão dos penas também pode estar em jogo no próximo combate.

Foto Destaque: Amanda Nunes retoma cinturão no UFC 277. Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário