Um automóvel que seria de propriedade de Steven Mendoza, atacante do Santos, foi incendiado nas proximidades da Vila Belmiro, na noite de quarta-feira (6), logo após a confirmação da queda do time para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024. O veículo estava estacionado próximo ao portão do estádio e, no momento do ato de vandalismo, não havia ninguém presente no local.
No jogo, o Santos sofreu uma derrota por 2 a 1, com gols marcados por Marinho, ex-jogador do clube, que provocou a torcida ao marcar, e por Juan Martin Lucero.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Carro do mendoza foi queimado <a href=”https://t.co/CBUIO7Ykrd”>pic.twitter.com/CBUIO7Ykrd</a></p>— Rodrigo Matuck (@Romatuck) <a href=”https://twitter.com/Romatuck/status/1732616422780514814?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Carro de Steven Mendoza incendiado nas proximidades da Vila Belmiro (Reprodução/X/@Romatuck)
Confusão após jogo
Após o encerramento da partida contra o Fortaleza, que resultou no rebaixamento do clube pela primeira vez na história do time, alguns torcedores recorreram à violência, atirando cadeiras e outros objetos no campo, necessitando de intervenção da polícia, que precisou utilizar gás de pimenta para dispersar o grupo exaltado. Posteriormente à derrota, houve relatos de incêndios em alguns veículos, incluindo ônibus, nas proximidades da Vila Belmiro.
O ônibus que transportava a delegação do Santos para o estádio foi rapidamente retirado da Vila Belmiro quando a partida estava se aproximando do fim. Os jogadores começaram a deixar o local gradualmente, utilizando seus próprios carros particulares.
A Polícia Militar enfrentou dificuldades para conter a revolta nas imediações do estádio. Por volta da meia-noite, a situação começou a se acalmar, mas persistiu até a madrugada.
Depredação no estádio da Vila Belmiro após rebaixamento para série B (Foto: reprodução/Rodrigo Matuck/Gazeta Esportiva)
Alvo não foi Mendoza
De acordo com informações, a ação não foi específica como um protesto contra o atacante Mendoza, que estava como reserva na partida. Os torcedores vandalizaram os carros mais próximos das saídas do estádio, sem ter um alvo específico relacionado ao jogador do Peixe.
É lamentável que o Santos tenha encerrado o Brasileirão de 2023 na 17ª posição, com 43 pontos, resultando no seu primeiro rebaixamento em 111 anos de história do clube. Além do Peixe, Goiás, Coritiba e América-MG também estarão na segunda divisão em 2024.
Foto destaque: carro de Mendoza incendiado após partida do Santos X Fortaleza (Reprodução/Rodrigo Matuck/Gazeta Esportiva)