O São Paulo e o zagueiro equatoriano Arboleda, de 31 anos, devem se reunir no começo do próximo ano visando a naturalização do jogador. A ideia do Tricolor é que com a naturalização do atleta, o clube possa diminuir o número de estrangeiros do elenco e lidar melhor com o limite de jogadores de outros países em competições nacionais. A informação é do site “ge.globo”.
Atualmente seis jogadores do plantel do São Paulo são estrangeiros. Além de Arboleda, o clube conta com os argentinos Galoppo e Calleri, com o venezuelano Ferraresi, com o uruguaio Gabriel Neves e com o colombiano Orejuela. O regulamento da CBF permite que apenas cinco atletas de fora do país sejam relacionados em partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Além dos nomes citados, o Tricolor Paulista também negocia com o zagueiro argentino Alan Franco, atualmente no Atlanta United, dos Estados Unidos, e tem situação bem encaminhada com o meio-campista equatoriano Jhegson Méndez.
Arboleda esteve na disputa da Copa do Mundo de 2022 com a seleção do Equador (Foto: São Paulo FC/Divulgação)
No Brasil desde 2017, Arboleda atende os principais requisitos para adquirir o passaporte brasileiro, conforme as normais nacionais. Algumas das regras estabelecidas por lei incluem residir no Brasil há pelo menos quatro anos, conseguir se comunicar através da língua portuguesa, além de não possuir condenação penal.
Segundo o que foi publicado pelo “ge.globo”, a diretoria são-paulina espera se reunir com o defensor nas primeiras semanas de janeiro, logo nos primeiros dias após a reapresentação do elenco, que ocorre no próximo dia 2.
Os jogadores do São Paulo deram inicio a pré-temporada visando o ano de 2023 no dia 14 de dezembro, mas foram liberados na última sexta-feira para o recesso de fim de ano e tem a nova reapresentação marcada para a próxima segunda-feira (2). É quando Arboleda deve iniciar seus trabalhos no Tricolor. O zagueiro havia sido liberado pela diretoria para um período de férias após servir a seleção do Equador durante a disputa da Copa do Mundo.
No Catar, o defensor não chegou a atuar. Ele esteve com o grupo que acabou eliminado na fase de grupos do Mundial, mas não foi colocado em campo pelo técnico Gustavo Alfaro durante o torneio.
Foto destaque: Arboleda, zagueiro do São Paulo. Reprodução/Twitter.