O Vasco voltará a mandar seus jogos em São Januário após mais de 70 dias fechado. O clube recebeu na última sexta-feira (8) representantes do corpo de bombeiros e, após vistoriarem o estádio, aprovaram sua liberação. Agora, resta ao cruzmaltino esperar pela assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta nesta quarta-feira (13) em reunião na sede no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O relatório da vistoria saiu nesta terça-feira (12) e foi enviado para o MPRJ. No início da semana, o Vasco entrou com um recurso no Supremo Tribunal de Justiça e passou a responsabilidade pela ação ao procurador-geral do estado do Rio de Janeiro, Luciano Matos. Os bombeiros solicitaram algumas alterações em São Januário visando melhoria no esquema de segurança, a mudança de maior peso para a decisão do MPRJ é a implementação do sistema de reconhecimento facial nos acessos ao estádio.
Veja as medidas exigidas:
- Aumento no número de catracas;
- Aumento do espaço útil no acesso às catracas;
- Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída;
- Aumento do número de câmeras no interior do estádio;
- Reconhecimento facial nas catracas
Momento do tumulto em São Januário. (Vídeo: reprodução/YouTube/Uolesportes)
Retorno a São Januário
A última partida do Vasco em seu estádio foi em 22 de junho na derrota por 1×0 para o Goiás. A partida foi marcada por um tumulto após a derrota do cruzmaltino. E após cumprir a suspensão aplicada pelo STJD de quatro jogos sem torcida, a expectativa é de que São Januário volte a pulsar pelo Vasco da Gama no dia 21 de setembro, quando receberá o Coritiba pela vigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
A situação do Vasco no Campeonato Brasileiro é delicada; a equipe acumula 17 pontos no campeonato e ocupa a décima oitava colocação. Sem margens para erros, o Vasco retornará a campo no clássico contra o Fluminense no Engenhão no próximo sábado às 16h. No primeiro turno as equipes empataram pelo placar de 1×1 com gols de Pedro Raul para os cruzmaltinos e Lima para os tricolores.
Foto em destaque: Torcida do Vasco em São Januário. Reprodução/Daniel Ramalho/Instagram/@vascodagama