A primeira sessão de treinos livres da Fórmula 1 em Las Vegas teve que ser encerrada mais cedo do que o previsto devido a uma tampa de bueiro, o que causou o encerramento do primeiro treino livre após cerca de 10 minutos da primeira sessão. O alerta foi dado após a quebra de Carlos Sainz, que enfrentou problemas no assoalho do carro ao passar por uma tampa de bueiro solta.
Este incidente não foi isolado
O piloto da Ferrari não foi o único a enfrentar esses problemas; o piloto da Alpine, Esteban Ocon, teve seu carro danificado pelo mesmo motivo. A Alpine confirmou que será necessária a troca de chassi do carro para o segundo treino livre, o qual teve que ser adiado e estendido em 30 minutos para compensar a falta de tempo em pista devido ao encerramento precoce da primeira sessão de pista. Tanto a Fórmula 1 quanto a FIA realizaram uma inspeção na pista e detectaram que uma única tampa de bueiro apresentou falhas no circuito.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>This pretty much sums up Las Vegas Grand Prix so far… <a href=”https://twitter.com/hashtag/F1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#F1</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/Formula1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Formula1</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/LasVegasGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#LasVegasGP</a> <a href=”https://t.co/hvdtjIBxx3″>pic.twitter.com/hvdtjIBxx3</a></p>— Andy Hone (@andyhone) <a href=”https://twitter.com/andyhone/status/1725457394195407027?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 17, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Bueiro solto foi principal causador de problemas no início das atividades em Las Vegas. (Foto: reprodução/X/andyhone)
Leclerc liderou o treino encurtado
Mesmo com apenas cerca de 10 minutos disponíveis. Houve espaço para alguns pilotos completarem suas primeiras voltas rápidas ao redor do circuito, com o piloto de Mônaco registrando o tempo mais rápido de 1:40:909. Isso representou uma vantagem de mais de um segundo em relação a Max Verstappen, da Red Bull. O treino, inicialmente, parecia uma sessão normal da categoria. À primeira vista, o incidente de Carlos Sainz não parecia grave, pois o piloto conseguiu sair sozinho do carro. No entanto, o acionamento da bandeira vermelha foi o primeiro sinal de alerta de que algo possivelmente estava errado.
Esta é a primeira vez que a Fórmula 1 realiza um evento em Las Vegas desde a corrida realizada no circuito montado no estacionamento do cassino Caesars Palace em 1981.
Foto Destaque: Incidente com piloto Carlos Sainz foi responsável pelo encerramento precoce do primeiro treino em Las Vegas (Reprodução: X/F1)