Na final do Mundial de Clubes, realizada nesta sexta-feira (22), o Manchester City venceu o Fluminense por 4 a 0, reafirmando a tendência de domínio europeu no torneio. Com isso, o Corinthians mantém o posto de ser o último clube sul-americano a ter o título de campeão mundial.
Vitória no Mundial de 2012
Em 2012 e sob o comando do técnico Tite, o Corinthians triunfou sobre o Chelsea com um gol de Paolo Guerrero aos 23 minutos do segundo tempo, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Apesar do destaque do centroavante peruano em ser o artilheiro da competição, foi o goleiro Cássio o eleito a melhor jogador em campo, pelas suas cinco graças defesas na final.
Por outro lado, os europeus têm mostrado superioridade, com o Real Madrid liderando com cinco títulos, seguido pelo Bayern de Munique com duas conquistas, além de Barcelona, Liverpool e, agora, o Manchester City. O cenário para os brasileiros tem sido de vice-campeonatos. Em 2017, o Grêmio foi derrotado pelo Real Madrid. Dois anos depois, em 2019, foi a vez do Flamengo cair frente ao Liverpool. Em 2021, o Palmeiras perdeu para o Chelsea, e agora, em 2023, o Fluminense enfrentou o revés diante do Manchester City.
Paolo Guerrero, após marcar o gol aos 23 minutos do segundo tempo contra o Chelsea (Foto: reprodução/Getty Images via Globo Esporte)
Linha do tempo
Revisando os campeões das últimas edições do Mundial de Clubes: Em 2013, o Bayern de Munique superou o Raja Casablanca por 2 a 0. No ano seguinte, o Real Madrid venceu o San Lorenzo por 2 a 0. Em 2015, o Barcelona derrotou o River Plate por 3 a 0. O Real Madrid voltou a conquistar o título em 2016 e 2018, batendo Kashima Antlers e Al-Ain, respectivamente. O Liverpool levou a melhor sobre o Flamengo em 2019. O Bayern de Munique superou o Tigres em 2020, enquanto o Chelsea venceu o Palmeiras em 2021. Finalmente, em 2022, o Real Madrid triunfou sobre o Al Hilal, e em 2023, o Manchester City derrotou o Fluminense por 4 a 0.
Foto destaque: corinthians como campeão do Mundial em 2012, em cima do Chelsea (Reprodução/Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)