A Conmebol anunciou nesta segunda-feira que os cinco jogos da semana passada entre Libertadores e seleções sul-americanas utilizaram o sistema de conexão remota do Centro de Treinamento Técnico em Arbitragem da Confederação (CETA), localizado na sede da entidade em Luque, no Paraguai.
A Conmebol afirma ser a primeira federação de futebol do mundo a centralizar o vídeo para assistência do árbitro (VAR). Depois de testes piloto por outros anos, o sistema foi usado oficialmente pela primeira vez na semana passada, conectando Luke a corridas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires e La Plata.
“Este ano ocorreram a nosso favor todas as condições logísticas e técnicas e, com a ajuda do departamento de Broadcast, conseguimos concretizar este sonho, a gênese pela qual o CETA foi construído”, declarou Carlos Astroza, gerente técnico da Conmebol para o VAR.
O centro de treinamento de árbitros inaugurado em 2019 tem como objetivo centralizar a operação do VAR na América do Sul. A CONMEBOL afirma que isso trará benefícios para as arbitragens no continente, principalmente em termos financeiros (menos deslocamentos e instalação de estandes próximos aos estádios).
Tarça da Libertadores- (Foto:Reprodução/Conmebol)
A Conmebol também adiou em uma semana a data da final da Libertadores de 2023. A decisão para a versão atual da competição acontecerá no sábado, 4 de novembro, e não no dia 11 de novembro, conforme anunciado anteriormente pela entidade. A partida está confirmada para acontecer no Maracanã, no Rio de Janeiro.
As datas programadas para o sorteio das oitavas de final e as partidas das oitavas de final foram alteradas. A definição do confronto foi transferida de 5 de julho para 21 do mesmo mês, e a primeira fase das oitavas de final será disputada no início de agosto.
NOVO CALENDÁRIO
|
|
|
|
|
|
A data da final da Copa Sul-Americana permanece inalterada, ainda marcada para 28 de outubro, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Foto destaque: Logotipo Conmebol- Reprodução/Facebook