Conmebol divulga o local da final da Sul-Americana 2023; confira os detalhes

Gustavo Rustom Por Gustavo Rustom
3 min de leitura

A Conmebol definiu a cidade de Montevidéu, localizada no Uruguai, como a sede da final da Copa Sul-Americana de 2023. A decisão está prevista para acontecer no dia 28 de outubro, em um sábado. 

Apesar da definição do local, a entidade ainda não escolheu qual estádio será o palco do duelo. As opções mais prováveis são o Centenário, tradicional em eventos do continente e que abrigou a final da Copa Libertadores de 2021, o Gran Parque Central, casa do Nacional, e o Campeón del Siglo, arena do Peñarol que foi reformada recentemente. 


Estádio Centenário pode novamente sediar a final da competição (Foto: Reprodução/Instagram) 


Havia a expectativa do confronto ser realizado no Brasil, o que não se confirmou. Em janeiro deste ano, a CBF apresentou candidaturas de estádios com estrutura para sediar o evento. O otimismo era grande, já que a final do ano passado só não aconteceu em solo brasileiro pela proximidade com as eleições nacionais, o que obrigou a mudança para Córdoba, na Argentina. 

O critério não foi aplicado para a Copa Libertadores de 2023, que será decidida em um estádio brasileiro, o Maracanã. A escolha se justifica pela recente hegemonia dos clubes nacionais na competição. De 2020 para cá, todas as finais foram disputadas entre equipes do país (Palmeiras x Santos, Flamengo x Palmeiras e Athletico-PR x Flamengo). O retrospecto na Sul-Americana é diferente, apenas o Furacão está na lista dos campeões dos últimos cinco anos. Além dele, Independiente Del Valle (EQU), duas vezes, e Defensa y Justicia (ARG), uma vez, também ganharam o torneio. 

A fase de grupos da competição terá início em abril, após a realização do sorteio, que acontece no dia 27 de março. Seis clubes brasileiros estão garantidos na atual edição: América-MG, Botafogo, Goiás, RB Bragantino, Santos e São Paulo. Entre eles, apenas o tricolor paulista tem um título da Sul-Americana, conquistado em 2012. As equipes que vão disputar a Copa Libertadores também podem participar do torneio, desde que sejam eliminadas antes do mata-mata.  

Foto destaque: Taça da Copa Sul-Americana de 2023 (Reprodução/Conmebol). 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile