Cristiano Ronaldo estreou no time do Al-Nassr no último fim de semana, na vitória sobre o Al Ettifaq. O craque português estreou após cumprir dois jogos de suspensão, e mesmo após a estreia, o atacante corre o risco de ficar suspenso por mais 30 dias, devido a polêmica envolvendo o time da Juventus, na qual o jogador estava envolvido no esquema de fraude fiscal.
O caso ocorreu na pandemia da Covid-19, em 2020, quando a Juventus realizou um acordo com os jogadores e com a comissão técnica, omitindo da justiça, a redução do salário para evitar cobranças de impostos. Segundo o Ministério Público da Itália, o corte de salário só foi válido durante um mês, enganando o mercado financeiro. A Juventus é uma empresa de capital aberto na bolsa de valores Euronext, de Milão. Cristiano Ronaldo participou do acordo e aceitou.
Cristiano Ronaldo pode ser suspenso por 30 dias (Foto: Reprodução/Instagram)
Foi emitida uma carta secreta, na qual foi revelada pelo jornal italiano “Corrieri della Sierra”, onde mostra o acordo de quase 20 milhões de euros (R$ 105 milhões), o que seria referente a quatro meses de salário do Cristiano Ronaldo. Só que, nesse acordo feito, a Juventus não incluiu o valor do balanço anual. Além de Ronaldo, jogadores como Dybala e o zagueiro Chiellini estão envolvidos no escândalo. O clube irá recorrer da decisão.
Ainda sobre a polêmica envolvendo a Juventus, em novembro de 2021, o clube emitiu novas ações e levantou 400 milhões de euros, com o objetivo de abafar o impacto econômico da pandemia. Divulgando esses dados, o clube foi obrigado a divulgar que estava sob inspeção da Comissão Nacional das Empresas e da Bolsa (Consob), órgão italiano responsável por regulamentar o mercado de valores. A justiça italiana estima que as valias fictícias ficou no valor de 155 milhões de euros entre 2018 e 2021. Ao todo, seis dirigentes estão sendo investigados, incluindo Agnelli e o vice-presidente e ex-jogador, Pavel Nedved.
Foto destaque: Cristiano Ronaldo corre o risco de ficar suspenso por mais um tempo. Reprodução/Instagram.