O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2023 aconteceu na tarde desta terça-feira, 02, com transmissão disponibilizada no YouTube e no GE. Realizado na sede da CBF, que prestou uma bela e longa homenagem ao ex-narrador da Globo Galvão Bueno, a entidade realizou o sorteio que contou com os 16 clubes que se classificaram: Bahia, São Paulo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Fortaleza, Sport, Athletico Paranaense, América MG, Flamengo, Botafogo, Corinthians e Atlético MG. Os confrontos das oitavas de final são definidos por sorteio, que acontece novamente nas quartas de final para definiir o chaveamento até o ultimo jogo. Os mandos de campo também foram definidos em sorteio hoje.
O sorteio ficou da seguinte forma:
Chave 1: Internacional x América MG (primeiro jogo na Arena Independência e decidido no Beira Rio)
Chave 2: São Paulo x Sport (primeiro jogo em recife, e decisão no Morumbi)
Chave 3: Athletico PR x Botafogo (primeiro jogo na arena da Baixada e decidido no Nilton Santos)
Chave 4: Flamengo x Fluminense (ambos os jogos no Maracanã, com mando de torcida na decisão pelo Flamengo)
Chave 5: Bahia x Santos (primeiro jogo na Vila Belmiro e decidido na Arena Fonte Nova)
Chave 6: Fortaleza x Palmeiras (primeiro jogo na Allianz Arena e decidido na arena Castelão)
Chave 7: Corinthians x Atlético MG (primeiro jogo no Mineirão e decidido na NEO Química Arena)
Chave 8: Cruzeiro x Grêmio (primeiro jogo na arena do Grêmio e decidido no Mineirão)
sorteio da Copa do Brasil (reprodução: portais de divulgação da CBF)
Com esta edição sendo aclamada como a de maior premiação da história, com um montante para o campeão podendo ganhar uma quantia de até 70 milhões de reais, e o vice campeão levando 30 milhões de reais no confronto da final. Além de ser marcada como a última vez que a competição terá este formato de classificação para seu início, com as próximas edições sendo por classificação por campeonatos estaduais, com os campeonatos mais importantes valendo mais vagas.
A Copa do Brasil 2022, que teve como campeão o Flamengo-RJ, foi muito disputada, assim como sempre, já que competição entrega a maior premiação no cenário nacional. Os clubes recorrem à Copa do Brasil como um “desafogo” financeiro, além de ser um título extremamente importante, ajuda muito nos cofres.
A última fase disputada, a terceira fase, que precede as oitavas definal, contou com 32 times, ficando para trás: Botafogo-SP, Nova Iguaçu, Coritiba, Náutico, Brasil de Pelotas, Volta Redonda, Ypiranga, ABC, Maringá, Ituano, Paysandu, Remo, CSA, Águia de Marabá, CRB e Tombense.
Foto destaque: divulgação da Copa Betano do Brasil. Reprodução/ Instagram/ CBF