Fifa The Best 2023: premiação futebolista é nesta segunda-feira

Felipe Pirovani Por Felipe Pirovani
4 min de leitura

A FIFA, entidade responsável por organizar o futebol mundial, realiza nesta segunda-feira (15) o The Best 2023, uma premiação que tem como objetivo coroar o ano de jogadores, goleiros, técnicos e torcedores. Os prêmios são distribuídos em nove categorias, entre elas a de melhor jogador e melhor jogadora do mundo. O Brasil tem alguns representantes, e o evento acontece às 16h30, com transmissão do SporTV na televisão e na internet será transmitido pelo GE e pela Cazé TV.

Premiação

Sem dúvida, as premiações mais aguardadas são as de melhor jogador do mundo e melhor jogadora do mundo, mas além delas ainda existem outras sete categorias: Melhor goleiro e melhor goleira do mundo, melhor treinador no futebol masculino e melhor treinadora no futebol feminino, Prêmio Puskás (gol mais bonito do ano), FIFA Fan Award (premia um torcedor ou um grupo de torcedores com história marcante) e, por fim, o Prêmio Fair Play (entregue ao jogador que se destacou pelo espírito esportivo).

O Brasil terá apenas dois representantes entre os finalistas: Ederson, que concorre à categoria de melhor goleiro com o marroquino Yassine Bono e Thibaut Courtois do Real Madrid; e Guilherme Madruga do Botafogo de Ribeirão Preto, que concorre ao gol mais bonito contra o paraguaio Julio Enciso e o jogador do Sporting, Nuno Santos.

Os outros finalistas dos outros prêmios são: no de melhor jogador, Erling Haaland, Lionel Messi e Kylian Mbappe; melhor jogadora: Aitana Bonmati do Barcelona, Jennifer Hermoso, que hoje joga no Tigres do México, mas no período de análise para o prêmio atuava no Pachuca, e Linda Caicedo do Real Madrid; melhor goleira do mundo concorrem: Catalina Coll do Barcelona, Mackenzie Arnold do West Ham e Mary Earps do Manchester United; melhor técnico tem Luciano Spalleti, que comandou o Napoli na temporada passada, Pep Guardiola do Manchester City e Simone Inzaghi da Inter de Milão; Melhor treinador(a) feminino: Emma Hayes, que treina o inglês Chelsea, Jonatan Giraldez que treina o Barcelona e Sarina Wiegman, treinadora da seleção inglesa.


Jornalista Vitor Sérgio Rodrigues analisa as indicações do The Best e fica insatisfeito com a indicação de Lionel Messi (Vídeo: reprodução/YouTube/Tntsportsbr)


Separação da bola de ouro e votação

Durante os anos de 2010 a 2015, o The Best da Fifa e a Ballon D’Or (Bola de Ouro) da revista France Football foram unificados em um só prêmio, mas atualmente eles são totalmente diferentes, com maneiras distintas de votação. 

O The Best tem nos prêmios masculinos o período válido entre 19 de dezembro de 2022 até 20 de agosto de 2023 para análise da premiação. Já nas premiações femininas, o tempo válido é entre 1 de agosto de 2022 até 20 de agosto de 2023. 

A votação funciona da seguinte maneira: um conselho técnico da Fifa elege dez finalistas para cada prêmio, e um grupo dividido entre jornalistas, capitães, técnicos de seleções e o público vota para decidir o grande vencedor. Os quatro grupos têm o mesmo peso de voto na pontuação final.

 

Foto destaque: Lionel Messi tem a chance de vencer seu oitavo The Best, Mbappe e Haaland estão atrás do primeiro (Reprodução/divulgação/Fifa)

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente cursando o 4° período.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile