Fortaleza e Estudiantes se enfrentaram na noite desta quinta-feira (30), na Arena Castelão, no Ceará, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O duelo acabou empatado em 1 a 1, com gols de Sílvio Romero e Leandro Díaz. Com o resultado, a disputa pela vaga segue aberta para o próximo jogo e quem vencer, avançará para às quartas de final.
O confronto começou com o Fortaleza demorando para se posicionar, estudando o adversário e contra-atacando nos espaços abertos pelo Estudiantes. Jogando na defensiva, a equipe argentina encontrava poucas chances de entrar na área adversária, mas ainda assim conseguiu causar perigo nos minutos iniciais em jogadas tabeladas de Boselli e Yamartino.
Já o Fortaleza buscava armar suas jogadas pelo lado esquerdo, com Juninho Capixaba e Moisés, mas a equipe de Juan Vojvoda acabava parando na defesa argentina, que contava com cinco zagueiros. O primeiro grande lance do Estudiantes veio aos 24 minutos. Leonardo Godoy recebeu a bola nas costas de Juninho Capixaba, entrando na área com velocidade e ficando cara a cara com Marcelo Boeck. Apesar do bom chute, o goleiro defendeu e, no rebote, Yamarinto não conseguiu completar.
O Fortaleza continuou pressionando e no minuto seguinte outra oportunidade de ouro surgiu, dessa vez nos pés de Sílvio Romero. Juninho Capixaba tocou para o atacante, que bateu para a meta. A bola desviou em Noguera e foi para o fundo da rede. Mas o gol foi anulado pela arbitragem, que sinalizou irregularidade na jogada.
Fortaleza 1 x 1 Estudiantes, melhores momentos (Reprodução: Youtube/Lance)
Daí para o final do primeiro tempo, o Fortaleza imprimiu pressão na equipe argentina. Aos 41, Landázuri aproveitou o rebote e finalizou por cima do gol. No lance seguinte, Ronald cruzou e Yago Pikachu se posicionou na área, mas não conseguiu direcionar o cabeceio da bola.
O grande lance da partida aconteceu aos 46 minutos, já nos acréscimos. Moisés se livrou da marcação e chutou para o gol argentino, deixando o goleiro Andújar sem possibilidade de pegar, mas Zuqui salvou o Estudiantes no último instante, desviando a bola. No fim do primeiro tempo, o placar continuava 0 a 0.
Na segunda metade da partida, a equipe de Ricardo Zielinski voltou pressionando o Fortaleza. No começo do segundo tempo, Yamartino e Godoy criaram o primeiro lance de perigo, mas sem converter a jogada em gol. A resposta do time tricolor veio aos 10 minutos: Sílvio Romero recebeu a bola na área do Estudiantes, driblou a marcação e finalizou. A bola chegou a desviar na defesa, mas acabou parando no fundo da rede de Andújar, abrindo o placar para o Fortaleza.
Em desvantagem, Ricardo Zielinsky fez substituições e colocou Leandro Díaz e Rollheiser em campo e, após dois minutos, Díaz recebeu o passe dentro da área, livre e não perdeu a oportunidade de igualar o placar no Castelão.
Com o empate garantido, o time argentino passou a controlar a bola, dando passes curtos e mantendo a tranquilidade dentro de campo. Já o Fortaleza tentava trazer o jogo para a ofensiva, para avançar até o gol adversário, mas sem êxito. No fim, nenhuma das equipes conseguiu ampliar o placar e a partida terminou em 1 a 1.
Agora, a disputa pela vaga nas quartas de final fica para o jogo de volta, que acontecerá na próxima quinta-feira (7), às 21h30, no estádio Jorge Luis Hirshi, em Buenos Aires. Antes disso, o Fortaleza volta a campo para enfrentar o Coritiba, pela 15ª rodada do Brasileirão, no domingo (3).
Foto destaque: Fortaleza x Estudiantes pelas oitavas da Libertadores. Reprodução: Kid Júnior/SVM.