Após marcar o gol que fechou a goleada do Manchester City sobre o Arsenal por 4 a 1 nessa quarta (26), Erling Haaland se tornou o maior artilheiro de uma edição da Premier League com 20 times. Além de dar 2 assistências para Kevin de Bruyne, o centroavante norueguês deixou o dele no último lance da partida e chegou a marca de 33 gols, superando o recorde de Mohammed Salah, que marcou 32 gols pelo Liverpool na temporada 2017/18. O atacante egípcio atingiu essa marca em 36 partidas, uma média de 0,95 gols por partida, enquanto Haaland marcou 33 gols em 29 partidas, uma média de 1,1 gols por partida.
”Erling (Haaland) é uma ameaça incrível. Na temporada anterior com um falso nove, jogavamos bem diferente, mas a conexão dele com Kevin (De Bruyne) é extraordinária” – disse Pep Guardiola, treinador do Manchester City em entrevista coletiva após a partida.
O atacante ainda pode superar o recorde da Premier League com 22 times, que pertence a Andy Cole, jogador do Newcastle em 1993/94, e Alan Shearer, que atuava pelo Blackburn em 1994/95, ambos com 34 gols cada. Na temporada 1995/96, a Premier League adotou o seu formato atual, com apenas 20 times.
Em relação a First Division, como era chamado o Campeonato Inglês entre 1888 e 1992, o recorde pertence ao atacante Dixie Dean, que marcou 60 gols pelo Everton na temporada 1927/28. Essa edição também contava com 22 times, tendo um total de 42 rodadas.
Além de quebrar o recorde da Premier League em sua primeira temporada na Inglaterra, Haaland marcou 49 gols e deu 8 assistências em 43 jogos, tendo ainda a final da FA Cup e os 2 jogos das semis da Champions contra o Real Madrid para ampliar a sua contagem.
Haaland após marcar seu quinto gol na goleada contra o RB Leipzig pela Champions League (Foto: Reprodução/Instagram)
O City tem mais sete jogos da PL pela frente, então Haaland terá mais oportunidades para ampliar a vantagem em seu novo recorde. O próximo confronto é contra o Fulham, no próximo domingo, como visitante.
Foto destaque: Haaland. Reprodução/Instagram