Na Copa do Mundo de 2022, o mandante do torneio, Catar, que recebeu o evento que acontece a cada 4 anos, o qual o país sede ganha automaticamente uma vaga entre os participantes apenas por sedear a Copa. Isso garantiu ao Catar sua primeira partipação em Copa do Mundo em sua história.
Como estreante em Copas do Mundo, o Catar caiu em grupo com Holanda, Equador e Senegal. Na primeira rodada, perdeu para o Equador por 2 a 0, na segunda rodada, sofreu uma derrota para Senegal por 3 a 1, e agora, na última partida, entrando em campo já eliminada, a seleção qatari perdeu para a Holanda por 2 a 0. Com isso, Qatar se torna o primeiro país sede a perder todos os três jogos da fase de grupo, e o segundo país sede a não se classificar para a segunda fase do mundial, junto com a África do Sul em 2010.
Pelo lado holandês também tem um pouco de decepções para o torcedor, que outrora chamava sua seleção de “laranja mecânica”, está vendo agora um desempenho bem inferior ao esperado. A Holanda marcou 5 gols em 8 finalizações ao gol nessa fase de grupos, desde 1966, a menor marca de finalizações certas do time holandês foi em 1990, com 10 finalizações.
Escalações
Holanda
Gol- Noppert
Zag- Timber; van Dijk; Aké
Meias- Dumfries; De Jong; De Room;Blind; e Klaassen
Ata- Gakpo; Depay
Catar
Gol- Barsham
Zag- Homam; Abdelkarim; Boualem; Pedro Miguel; Ismael
Mei- Hatem; Madibo; Haydo
Ata- Akram Afif; Almoez Ali.
Primeiro tempo
Em um primeiro tempo que deixou a desejar, logo no começo, aos 3′ minutos, Depay invade a área com facilidade e finaliza, Blind tente marcar no rebote mas o goleiro chega em cima para fazer a defesa. Aos 13′ a Holanda faz uma tabela próximo a área e Depay bate em cima do goleiro adversário, no rebote, ele tenta um voleio e isola a bola. Quando o relógio marcava 26′, Gakpo marca para a Holanda e se torna o segundo jogador da história das copas a marcar nos 3 jogos da fase de grupo da Copa, junto com Alessandro Altobelli, italiano que joogou a Copa de 1986.
Gakpo, camisa 8 da Holanda comemorando o gol (Foto: Reprodução/Instagram)
Segundo Tempo
Aos 49′ minutos, a Holanda chegou com perigo novamente e, em jogada criada por Depay, a bola sobra pra De Jong que só precisa empurrar pra dentro e sair pra comemorar, Holanda 2 a 0 Qatar. Aos 52′ sai o primeiro cartão amarelo da partida, para Aké. Em substituição tripla, Qatar coloca Boudiaf, Montari e Asad e tira Madibo, Ali e Haydos. A Holanda aproveitou para fazer duas substituições também, entram Janssen e Berhuis e saem Depay, um dos que mais tentaram criar jogadas para resolver o jogo, e Klaassen. No minuto seguinte, Berghuis marca 3 a 0 para a Holanda, mas ao passar por análise no VAR, o gol foi anulado por Gakpo domina a bola no braço antes de fazer o passe que resultou no gol. No finalzinho do jogon no primeiro minuto do acréscimo, Berghius, de fora da área, acerta um belo chute no travessão para encerrar o jogo.
Com o fim da rodada para o grupo A, ficou definido os times classificados: Holanda e Senegal avançam para a próxima fase.
Foto Destaque: De Jong marcando o segundo gol da Holanda. Reprodução/Instagram