Na última quinta-feira (19), a Direção-Geral de Educação Física do Afeganistão confirmou que um jovem jogador de futebol, com passagens pela seleção de base do país, morreu na tentativa de fugir em um avião militar americano que saia do aeroporto de Cabul, capital do país. O jovem era Zaki Anwari, de 19 anos. Nenhum outro detalhe sobre a morte do afegão foi divulgado.
Zaki Anwari de 19 anos morre ao cair do avião dos EUA – Afghan Sports Society
Na segunda-feira passada (16), circularam imagens que mostravam centenas de pessoas correndo ao lado de um avião militar dos Estados Unidos, enquanto o mesmo deixava a pista do aeroporto. Algumas pessoas tentavam subir na aeronave. Desde que o Talibã retomou o controle no Afeganistão após a fuga do presidente Ashraf Ghani, milhares de habitantes ocuparam a pista de voo do aeroporto de Cabul para tentar fugir do país em um dos voos de outros países que estavam resgatando cidadãos afegãos.
Cidadãos afegãos tentando fugir do país pelo aeroporto de Cabul – AP
A imprensa do Afeganistão noticiou que pelo menos duas pessoas morreram após cair da aeronave quando ele já havia decolado. A Força Aérea dos Estados Unidos confirmaram que restos mortais foram encontrados no trem de pouso depois que o avião aterrissou no Catar e os militares americanos completaram que estão investigando outras possíveis mortes.
https://lorena.r7.com/post/Com-desfalques-importantes-Flamengo-empata-fora-de-casa
A Direção Geral de Educação Física e Esportes do Afeganistão prestou homenagem ao jovem Zaki Anwari em uma declaração publicada no Facebook: “Que ele descanse no céu, e vamos orar por sua família, amigos e companheiros no esporte.”
Muitos usuários também manifestaram seu respeito e luto pelo jogador nas redes sociais: “A partida dele é uma dor muito grande”, escreveu um usuário no Instagram. “Sempre me lembrarei de você com carinho”, acrescentou.
(Foto destaque: Jovem de 19 anos, com passagem pela seleção, morre ao fugir de seu país – Reprodução/The Observers France 24)