Confirmando seu favoritismo durante a última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras somou um ponto necessário para levantar seu décimo segundo título nacional na noite desta quarta-feira (06), após ficar no empate por 1 a 1 frente o Cruzeiro dentro do Mineirão. Em outra partida decisiva da jovem promessa, Endrick marcou mais uma vez, se consagrando de vez como o principal nome na reviravolta alviverde, enquanto Nikão foi as redes pelo lado mineiro, que também garantiu sua vaga para a Sul-Americana em 2024.
A marca de um palmeiras incansável
Endrick marcou o último gol do título palmeirense (Foto: Reprodução/Pedro Vilela/Getty Images)
O Palmeiras entrou em campo no Mineirão basicamente com quase as duas mãos na taça, visto que o vice-líder Atlético Mineiro precisava descontar oito gols de saldo para tirar o alviverde da ponta, além de torcer a favor do maior rival golear o próprio alviverde. Nesse contexto, o clube não se sentiu acomadado pela enorme vantagem e fez o goleiro Rafael Cabral trabalhar em poucos minutos de jogo, uma delas nos pés de Endrick, que finalizou fraco para o capitão cruzeirense praticar a defesa. Depois de tanto insistir, o camisa 9 conseguiu concluir nas redes dos donos da casa somente aos 20 minutos, aproveitando o rebote da sua primeira tentativa e tirando o zero do placar. Com isso, a Raposa decidiu reagir na partida e criou algumas oportunidades, as melhores foram em chutes de Bruno Rodrigues, Matheus Pereira e Fernando Henrique, mas Weverton levou a melhor.
Empate cruzeirense, mas ritmo de amistoso
Nikão empatou a partida (Foto: Reprodução/Pedro Vilela/Getty Images)
Sem muita emoção reservada para a segunda etapa pelos resultados que aconteciam nas outras partidas, o Cruzeiro gostou mais do confronto diante da sua torcida e correu atrás do adversário para buscar o empate. Arthur Gomes cabeceou mesmo de costas dentro da área, mas mandou para fora, mandando próximo ao travessão. Como respostas, mas já em outro ritmo sem ter necessidade de se expor tanto, o Palmeiras até conseguiu ameaçar a meta de Rafael Cabral, porém o goleiro também praticou defesas importantes. Sem Endrick, substituido por Flaco Lopez, a Raposa depois de tanto insistir, acabou premiado com o gol de empate antes do fim, marcando com Nikão. O meia cruzeirense aproveitou a sobra do escanteio e chutou forte, sem chances para Weverton. Empate bom para os dois lados.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
A Consagração da “Era Abel Ferreira”
Sem depender de mais ninguém para confirmar a conquista após a vitória importante contra o Fluminense na penúltima rodada, o Palmeiras levantou seu décimo segundo título do Brasileirão após uma reação surpreendente, devido ainda mais pela vantagem do Botafogo durante grande parte da competição. Vale lembrar que o Glorioso ficou na ponta da tabela durante 31 das 38 rodadas, deixando a disputa em aberto nas partidas finais e sendo superado pelo clube paulista. Falando de Abel Ferreira, o técnico ergueu seu nono troféu na passagem pelo Verdão, mas segue com seu futuro indefinido pelas sondagens do exterior, mesmo tendo contrato com o clube até o fim da próxima temporada.
Foto Destaque: jogadores do Palmeiras comemorando o título. Reprodução/ Gledston Tavares/Eurasia Sport Images/Getty Images