Pela primeira vez desde 1994, copa do mundo só tem cinco invictos após fase de grupos

Nicolas Pegorare Por Nicolas Pegorare
3 min de leitura

Os únicos times sem derrota são Holanda, Marrocos, Croácia, EUA e Inglaterra. Além disso, é a primeira vez desde 94 que nenhum time fecha a fase de grupos com nove pontos.

Apenas cinco seleções sem derrota após a fase de grupos da copa do mundo. Esse é o menor número dentre todas as edições com 32 participantes. Na Rússia, em 2018, nove seleções terminaram a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Em comparação com este ano, o número cai quase que pela metade.

Nenhum time campeão terminou os grupos com 100% de aproveitamento. Isso ocorreu apenas em três ocasiões: 1958, 1962 e 1994. Sendo somente a última citada, a edição da copa com tão poucos invictos nos grupos. Na ocasião, o mundo se reuniu nos EUA e apenas Brasil, Suécia, Alemanha e Espanha não perderam. A seleção brasileira saiu com a taça daquela edição, sacramentando o tetra.


Confira o chaveamento para as fases eliminatórias da copa do mundo. Reprodução/Instagram 


Foram também quatro vezes que a seleção campeã de sua edição sofreu um tropeço no caminho; Em 1954 a Alemanha perdeu para a Hungria por 8 a 3, a Alemanha de novo perdeu para ela mesma (ocidental x oriental) por 1 a 0 em 1974, a Argentina que perdeu para a Itália de 1 a 0 em 1978 e a Espanha, que é a única campeã que começou perdendo. Sofreu uma derrota para a Suíça em 2010.

O chamado mundial das zebras ainda parece que pode coroar um campeão tradicional, como Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha, Argentina ou França, mas ainda não pode ser descartada e possibilidade do surgimento de uma nova seleção campeã. A “tradição” não é a mesma de trinta anos atrás.

 

A história nos conta que mesmo apesar de zebras, algumas seleções tradicionais ainda se sobressaem. França, por exemplo, não participou dos mundiais de 90 e 94, sendo desclassificada nas eliminatórias, mas venceu com louros em 98.

Ainda assim, aquela que mais se assemelha a uma copa juniores, que já coroou Ucrânia e Sérvia e teve Venezuela como vice nos últimos dez anos, ainda há a chance da tradição das “seleções grandes” saírem vitoriosas novamente.  

 

Foto de destaque: cores do Catar, copa do mundo. Reprodução/Pixabay 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile