No último domingo (28), o Globo Esporte publicou uma pesquisa estatística em parceria com o economista Bruno Imaizumi sobre a probabilidade das equipes do Campeonato Brasileiro serem campeãs, conseguirem G4, G6, ou escaparem do rebaixamento para a segunda divisão. Com a goleada do Botafogo sobre o Bahia por 3 a 0, os resultados estimaram uma elevação de 86,5% para 90,2% de chances de concretização de título para o líder Botafogo, que não é campeão de uma competição nacional desde 1995.
Metodologia do estudo
O estudo foi feito por meio da coleta de dados das finalizações das equipes desde o Brasileirão de 2013 registradas pelo Espião Estatístico, do GE, e aplicadas sob um novo dado estatístico que surgiu nas partidas de futebol nos últimos anos, a expectativa de gol (xG), que mede a estatisticamente a probabilidade de sair um gol baseado nos indicadores de performances do ataque, da defesa, da qualidade do jogador e aspectos circunstânciais do lance no jogo.
Com isso, obtêm-se as probabilidades de cada time de ter êxito nos seus objetivos na temporada, obviamente levando em consideração o contexto no qual estão inseridos.
Confira as chances de sua equipe
Foram levantados outros dados pertinentes desde a última rodada. Mesmo com a vitória do vice-líder Palmeiras sobre o Vasco, as chances de título diminuiram de 9,1% para 5,4%. Isso porque o Botafogo também venceu e manteve a distância de 11 pontos para o time paulista que, agora com menos partidas, tem probabilidade reduzida. Já o terceiro colocado, o Grêmio, com a vitória por 3 a 0 contra o Cruzeiro e empates de seus concorrentes, disparou nos índices para G4 de 36% para 60,6%. Os cariocas Flamengo e Fluminense empataram na rodada, porém o rubro-negro aumentou seu percentual de G4 de 44,4% para 45,4%, já o Fluminense reduziu de 27,1% para 24,1%.
Chances de terminar o campeonato no G4 segundo levantamento do GE (Foto: Reprodução/GE)
Na luta contra o rebaixamento, o América-MG, ao derrotar o São Paulo em Belo Horizonte por 2 a 1, subiu consideravelmente suas chances de permanecer, saindo de um 8,4% para 29,9%. Por outro lado, o Santos, que deu indícios de uma retomada após vitória em casa contra o Grêmio com direito a festa da sua torcida, viu seu percentual de permanência cair de 63,3% para 43,6%. Na próxima rodada, haverá confronto direto entre as duas equipes para oscilar ainda mais as estatísticas.
O Goiás também elevou para de 68,5% para 82,2% seus índices de manutenção na série A ao empatar contra o Corinthians por 1 a 1 fora de casa.
Chances de permanência da Série A de acordo com o levantamento do GE (Foto: reprodução/GE)
Outro confronto que vai alterar os dados para a próxima rodada é o entre Bahia, último colocado antes do Z4, e Vasco da Gama, que está há cinco pontos de Bahia e Santos na tabela. Ambas equipes na iminência do rebaixamento, porém, na última rodada, a derrota do Santos não alterou de maneira significativa as percentuais de permanência. A probabilidade do Bahia foi de 63,2% para 64,8% e a do Vasco, com a derrota para o Palmeiras, foi de 35,8% para 35,5%.
Foto destaque: No mosaico feito pela torcida estão as lendários Didi, Garrincha e Nilton Santos. Reprodução / Instagram / @botafogo