O técnico, Paulo Sousa, por hora, continua no comando do Rubro-Negro. Mas a situação do Português não está nada confortável, ele permanece no cargo mais por falta de uma solução imediata do que por confiança de que o técnico conseguirá realizar o trabalho que a diretoria esperava dele. Enquanto isso, o mapa do mercado na busca de opções viáveis e que poderiam iniciar um trabalho logo em seguida começa.
Na noite desta segunda-feira (6), o comando do clube, o que inclui toda a cúpula do futebol, se reuniu a fim de discutir os rumos da equipe. Na quarta-feira (8), o Flamengo enfrentará o Bragantino fora de casa e Paulo Sousa vai estar a frente da equipe, sabendo que a pressão está maior do que nunca por todos os lados.
O técnico entende que não obteve respaldo em tratos acertados anteriormente com os responsáveis pelo comando do futebol no clube, Marcos Bráz e Bruno Spindel.
Marcos Braz tem sido alvo de críticas sobre sua gestão por grande parte da torcida. (Foto:reprodução/Lance)
Existem fatores diversos que dificultam as mudanças. O contrato com o português é até dezembro de 2023, mas o valor da multa se refere ao número de salários que estão pendentes até o fim da temporada vigente. Atualmente o valor gira em torno de R$ 7, 7 milhões.
A importância da parte financeira não é a única razão para os entraves que deixam o clube receoso. No começo de 2022 aconteceu uma reformulação no departamento de futebol assim que chegou a equipe portuguesa, e uma parte dos funcionários foram demitidos. Hoje, não há um auxiliar para conseguir assumir o cargo de interino, como aconteceu com Mauricio Sousa e Marcelo Salles em diversas ocasiões.
Numa iminente saída da equipe, o clube teria apenas um preparador físico, como por exemplo, Marlon Syndara, saído recentemente do sub-17 e foi para o sub-20, quando Felippe Capella foi trabalhar no Avaí.
Também entra na balança os dois jogos que serão fora do Rio seguidamente. Após o confronto com o Braga na quarta o clube carioca embarca para o sul, onde vai enfrentar o Internacional em Porto Alegre no sábado.
Foto destaque: Paulo Sousa comanda o Flamengo pressionado na próxima rodada do Brasileirão (reprodução/UOL)