Após 95 anos de fundação, a Roma finalmente conquistou seu primeiro título europeu em sua história. A equipe comandada por José Mourinho venceu o Feyenoord por 1 a 0 com gol de Nicolò Zaniolo e se sagrou campeã da Conference League. Foi a primeira edição do torneio, que foi criado nesta temporada pela UEFA.
Com o título da Conference league, José Mourinho se tornou o primeiro técnico da história a ser campeão dos três torneios continentais da UEFA. O Treinador português já havia conquistado a Champions League em duas oportunidades, com Porto e Internazionale, além de dois títulos de Europa League com Porto e Manchester United.
Ibañez em campo com a camisa da Roma (Foto:Reprodução/REUTERS/Marko Djurica)
O primeiro tempo foi pouco movimentado entre as duas equipes, com uma postura defensiva e buscando pouco o ataque, o time de Mourinho jogava de forma passiva. O Feyenoord, que tinha a posse da bola, também não conseguia criar e pouco tentou ameaçar a equipe italiana na primeira etapa. Mesmo com poucas oportunidades de gol, na única chance real do primeiro tempo, Mancini cruzou para área, Zaniolo dominou com estilo e deu um lindo toque para abrir o placar para a Roma.
Em desvantagem, o Feyenoord voltou para o segundo tempo decidido a empatar o jogo. No primeiro minuto da etapa final, após cruzamento para área, Trauner desviou, a bola explodiu na trave e voltou para Malacia que mandou uma bomba para o gol mas acabou parando na linda defesa de Rui Patrício. Apesar da pressão, a equipe holandesa pouco conseguiu ameaçar o gol da Roma e o título acabou indo para Itália.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>VIM.<br>VI.<br>VENCI.<br><br>A história está escrita:<br><br>AS ROMA, CAMPEÃ DA UEFA CONFERENCE LEAGUE! <a href=”https://twitter.com/hashtag/ASRoma?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#ASRoma</a> <a href=”https://twitter.com/NBFootball?ref_src=twsrc%5Etfw”>@NBFootball</a> <a href=”https://t.co/UES0jSLPeK”>pic.twitter.com/UES0jSLPeK</a></p>— AS Roma Brasil (@ASRoma_Brasil) <a href=”https://twitter.com/ASRoma_Brasil/status/1529579027073204227?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 25, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Dois jogadores brasileiros estão presentes na conquista da Roma na Conference League. O primeiro deles é Ibañez, ex-Fluminense, o zagueiro de 23 anos atuou em todas as partidas da equipe italiana na competição. Além de Ibañez, o goleiro Daniel Fuzato, que atuava pelo Palmeiras, também fez parte da campanha. Outro jogador com passagem recente pelo Brasil, o lateral uruguaio Matias Viña, é mais um campeão com a camisa da Roma.
Foi a primeira vez em 12 anos que uma equipe italiana conquista um título europeu. A última vez em que um time italiano levantou uma taça da UEFA foi em 2010, com a Internazionale, também de José Mourinho.
Foto Destaque: Jogadores da Roma levantando a taça Reprodução/Reuters