Desde o início da disputa do Brasileiro por pontos corridos, esta é a primeira vez que o São Paulo chega ao fim do campeonato com uma ameaça real de rebaixamento. Neste sábado (27), a equipe enfrenta o Sport, no Morumbi, às 21h30 enquanto está a apenas 2 pontos da zona da degola. O tricolor paulista se encontra com 42 pontos, na 14ª colocação e o primeiro time no Z-4, 17º colocado, Juventude está com 40 pontos. Considerando a partida frente ao Sport, ainda faltam 4 partidas a serem disputadas no campeonato.
São Paulo não fez gol em 47% das partidas disputadas no Brasileirão – Rigoni lamenta chance perdida contra Athletico-PR (Foto: Reprodução/ Marcos Ribolli)
Até então, 2016 havia sido o pior ano do Tricolor a essa altura do campeonato. Na ocasião, o clube chegou a 35ª rodado do torneio a 7 pontos de Internacional, primeiro time na zona de rebaixamento. Ao fim do torneio, 9 pontos separaram a equipe do rebaixamento.
Nem mesmo em 2013, quando a equipe chegou a ficar 10 rodadas na zona de rebaixamento, o cenário era tão ruim quanto agora. Após a diretoria apostar no ídolo do clube Muricy Ramalho, o São Paulo chegou a 34ª rodado do Brasileirão a 10 pontos do 17º colocado.
Há 4 anos, a equipe chegou a ficar 9 pontos do adversário desta noite, Sport, então 17º colocado. O símbolo da redenção do tricolor paulista naquele ano foi o meia Hernanes, com 9 gols marcados e afastando o temor do rebaixamento.
Assim como em 2013, a torcida aposta em um ídolo do clube. Após Hernán Crespo obter aproveitamento de apenas 40%, Rogério Ceni foi contratado em seu lugar. No entanto, o eterno número 1 do São Paulo não mudou muito o cenário, conquistando apenas 44,4% dos pontos disputados até então.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Formiga-se-despede-da-selecao-brasileira-e-deixa-legado
Após partida contra o Sport, atual vice lanterna do torneiro, o Tricolor Paulista tem mais dois confronte diretos: Grêmio, 18º colocado, em Porto Alegre, e Juventude, 17ª posição, no Morumbi, respectivamente. A equipe fecha a campanha no campeonato em Belo Horizonte, contra o América-MG, 10º colocado.
Foto destaque: Rogério Ceni de volta ao comando técnico do São Paulo. Reprodução/ Marcos Ribolli