Na manhã dessa sexta (09), o treinador Tite convocou a Seleção Brasileira para a disputa dos últimos amistosos antes da Copa. Foram chamados 26 atletas que integrarão o grupo para enfrentar Gana e Tunísia no final do mês. A lista foi divulgada na tradicional coletiva na sede da CBF, no Rio de janeiro, e contou com algumas surpresas.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>NOMES NOVOS NA LISTA DE TITE! <br>Pedro, Bremer e Ibañez foram novidades nessa convocação da <a href=”https://twitter.com/hashtag/Sele%C3%A7%C3%A3oBrasileira?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#SeleçãoBrasileira</a>. Aprovado, torcedor? <a href=”https://t.co/pLVoluzUoE”>pic.twitter.com/pLVoluzUoE</a></p>— TNT Sports Brasil (@TNTSportsBR) <a href=”https://twitter.com/TNTSportsBR/status/1568254150785527808?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 9, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tite chamou três novos jogadores para a Seleção (Reprodução: Twitter)
Entre os 26 nomes, Pedro é o que chamou mais atenção. O atleta do Flamengo vive uma grande fase pelo clube carioca, sendo artilheiro da Libertadores e marcando gols importantes durante as competições. Os torcedores rubro-negros faziam campanhas na internet para que o jogador fosse chamado por Tite, e o técnico atendeu a esse pedido. “Pedro especificamente é um “9” de área terminal. Jogador da última bola, jogador da conclusão. É o Fred atual. Tem grande capacidade de construção. Contra uma equipe que joga muito atrás, fechada, precisa de jogadas de lado que te permitam um gol de cabeça. O gol contra o Vélez mostra isso. Ele empresta esta qualidade.” Além disso, o técnico citou o atacante Pedro Raul, atleta do Goiás e artilheiro do Campeonato Brasileiro: “O Pedro Raul do Goiás também é um exemplo disto. Fica também a citação. É função nossa reconhecer o trabalho.”
Além de Pedro, a convocação contou com outras surpresas. A primeira delas na lateral, o técnico Tite decidiu levar apenas 1 jogador para a lateral direita, fato que chamou atenção de torcedores e jornalistas. Quando questionado por sua escolha, Tite se justificou alegando que poderia usar Militão ou Fabinho na posição. Outras novidades foram, Bremer e Ibañez na defesa, a volta de Everton Ribeiro ao meio de campo e a falta de Gabriel Jesus, Coutinho e Dani Alves chamaram atenção. Sobre a não convocação do atacante do Arsenal, o técnico afirmou que essa convocação serviu para oportunidade para outros. Assim como outros nesse contexto.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Acredito que Gabriel Jesus e Philippe Coutinho já tenham recebido a garantia do Tite de que estarão na Copa e por isso ficaram de fora dessa convocação para os amistosos contra Gana e Tunísia.<br><br>Roberto Firmino, Pedro e Everton Ribeiro recebem a chance de ouro.</p>— PL DA DEPRESSÃO (@pldadepressao_) <a href=”https://twitter.com/pldadepressao_/status/1568245563727953921?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 9, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Convocação repercutiu nas redes sociais (Reprodução: Twitter)
Confira a lista da convocação de Tite para os amistosos contra Gana e Tunísia:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Manchester United)
Zagueiros: Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Ibañez (Roma) e Thiago Silva (Chelsea)
Meias: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes: Antony (Manchester United), Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Atletico de Madrid), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Jr (Real Madrid) e Rodrygo (Real Madrid)
A Seleção volta a jogar nos dias 23 e 29 de setembro. Os confrontos contra Gana e Tunísia são os últimos testes antes da estreia na Copa do Mundo, que começará no dia 20 de novembro. A Seleção Brasileira está no grupo G, onde enfrenta Sérvia, Suíça e Camarões.
Foto Destaque: Técnico Tite. Reprodução/CBF.