No complemento da primeira rodada na Copa do Mundo Feminina, a Suíça fez a lição de casa ao derrotar as Filipinas na madrugada desta sexta-feira (21), pelo placar de 2×0 em Dunedin, na Nova Zelândia. Por outro lado, a segunda partida válida pelo Grupo A marcou a estreia oficial das asiáticas em mundiais, enfrentando logo de cara um adversário mais experiente na competição. A esperança da seleção filipina era de surpreender as europeias, assim como as donas da casa fizeram contra a já consagrada Noruega.
Bachmann marcou de pênalti para a Suíça (Foto: Reprodução/gettyimages)
Surpresa no início
Pela qualidade maior em seu elenco, a Suíça conseguiu demonstrar certa superioridade desde o começo do confronto com uma posse de bola maior, enquanto as adversárias apostaram em uma marcação bem posicionada e um contra-ataque veloz. Apesar do favoritismo e um volume ofensivo europeu, foi a seleção filipina que chegou a balançar as redes na primeira etapa. Guillou recebeu na frente, e aproveitou a falha defensiva, driblando a goleira Thalmann, marcando no gol vazio. A jogada da filipina acabou sendo anulada com auxílio do impedimento semi-automático.
A tecnologia voltou a ajudar a aparecer ainda no primeiro tempo, quando a Suiçã recuperou o controle e abriu o marcador em Dunedin. Sow acabou levando a pior dentro da área na dividida com Cowart, que chegou atrasada na disputa. Depois de uma revisão, a penalidade foi marcada e na cobrança, Bachmann foi competente e deslocou a goleira.
Puibel comemorando o segundo gol da Suíça (Foto: Reprodução/gettyimages)
Domínio europeu
Na etapa final, a vantagem no placar deixou a Suíça mais tranquila, que conseguiu impor ainda mais seu controle na partida. A mentalidade das adversárias seguiu a mesma, tentando explorar os espaços deixados pelas europeias, mas não foi o suficiente para gerar o empate. Com 19 minutos no cronômetro, o marcador foi aumentado em outra jogada pela ponta esquerda. O cruzamento Reuteler encontrou Crnogorcevic atrás da marcação, livre para finalizar, gerando duas grandes defesas da goleira McDaniel, mas a terceira sobra ficou nos pés de Piubel, que encerrou o placar.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
O favoritismo mostrado pela Suíça tanto dentro como fora de campo deixou as europeias na liderança dividida parcialmente no Grupo A da Copa do Mundo, principalmente pela zebra das anfitriãs contra a Noruega na abertura da competição. A vitória por mais de um gol garantiu o primeiro lugar pelo saldo, enquanto a Nova Zelândia marcou apenas 1, mas segue com a mesma pontuação. Por outro lado, as estreantes ficam na lanterna, voltando aos gramados contra as donas da casa na terça-feira (25), enquanto as seleções do Velho Continente se enfrentam no mesmo dia.
Foto Destaque: Jogadoras da Suíça comemora durante a partida. Reprodução/Gettyimages