Supercopa terá lances do VAR exibidos em tempo real

Paulo Uchôa Por Paulo Uchôa
3 min de leitura

No próximo dia 28, a Supercopa do Brasil, disputada entre os times Flamengo e Palmeiras, terá os lances do jogo analisados pelo VAR – sigla inglesa, que em português seria “árbitro assistente de vídeo” – e exibidos em tempo real nos dois telões do Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).   


Flamengo vs Palmeiras. (Foto: Divulgação/liberdadeab.com)


Após decidir que a final da Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeiras será novamente em Brasília, a CBF alterou a data do confronto. O duelo que estava agendado para o próximo dia 29, foi trocado para o dia 28, às 16h30. O acordo foi firmado entre as equipes envolvidas.

O projeto do VAR, anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), faz parte dos planos da instituição para direcionar a FIFA a liberar exposição das imagens nos telões dos estádios brasileiros.   

De acordo com o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a exibição das imagens são importantes à transparência das competições, pois, segundo ele, “fica melhor para quem está assistindo”.  

Vale mencionar que a Supercopa do Brasil foi criada em 2019, e que marcou, emblematicamente, a abertura da temporada do futebol brasileiro. Reiniciada em 2020, a Supercopa é uma disputa anual que coloca cara a cara o campeão da Copa do Brasil e o vencedor do Campeonato Brasileiro.

O Rubro Negro conquistou a Copa do Brasil, em 2022, ao bater o Corinthians na final. E o Verdão venceu o Brasileirão de pontos corridos, faltando ainda quatro rodadas para o final da temporada.

De todos os clubes brasileiros, o Flamengo é o único time que jogou as três edições da competição e faturou dois títulos. Venceu o Athletico paranaense, em 2020, e o Palmeiras em 2021.

Em 2022, o Flamengo acabou perdendo para o Atlético mineiro, nos pênaltis, em Cuiabá-MT. A CBF ainda não revelou quanto o campeão vai receber pela Supercopa de 2023. Vale lembrar que em 2022, a entidade pagou R$ 5 milhões ao campeão e R$ 2 milhões para o vice-campeão.

Foto Destaque: Supercopa 2023. Reprodução/NossoPalmeiras

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile