Times da elite da Arábia Saudita têm prazo de contratação encurtado

Felipe Pirovani Por Felipe Pirovani
3 min de leitura

Em uma janela de transferências que será lembrada eternamente pela protagonização de grandes craques e quantidades exorbitantes de dinheiro, a Arábia Saudita viu esse capítulo chegar ao fim. Nesta segunda-feira, a liga saudita e a federação saudita de futebol publicaram um comunicado informando que o período de registro de jogadores para a Roshn Saudi League (Saudi Pro League) será encerrado no dia 7 de setembro, quinta-feira.

A mudança

A princípio, os clubes sauditas teriam o direito de registrar novos jogadores até o dia 20 de setembro, o que gerou incômodo em grandes personalidades do futebol, como o técnico do Liverpool e campeão da Liga dos Campeões, Jurgen Klopp. Isso ocorreu porque o mercado europeu encerrou suas transferências no dia 1º de setembro. Portanto, se um clube europeu perdesse um jogador para o futebol árabe, não poderia buscar um substituto após essa data.

Nos últimos anos, a data de encerramento era 31 de agosto. No entanto, neste ano, a FIFA marcou o encerramento das transferências para 20 de setembro, o que acabou gerando essa confusão. Essa nova data se aplica aos clubes que disputam a terceira divisão árabe, enquanto apenas os clubes da elite terão que registrar seus jogadores até quinta-feira.


O brasileiro Neymar irá ganhar mais de 1 milhão de reais por dia na Arábia Saudita. (Foto: Reprodução/Instagram/@alhilal)


As contratações

Na janela de transferências passada, a SPL conseguiu seu reforço de maior peso, o cinco vezes vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Nesta janela não foi diferente, atraídos pelo dinheiro, houve uma grande quantidade de craques como Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro em 2022, Neymar Júnior, Roberto Firmino, N’Golo Kanté e muitos outros craques. No entanto, quem está roubando os holofotes da liga saudita neste fim de janela é o jogador do Liverpool, Mohamed Salah. O clube inglês está negando todas as propostas, mas o dinheiro não é problema para a Arábia Saudita.

Só nesta janela de transferências, os times do campeonato saudita gastaram algo em torno de 870 milhões de euros, equivalente a 4,611 bilhões de reais, ficando em terceiro lugar entre as ligas que mais gastaram. A Inglaterra lidera com 2,80 bilhões de euros, e a França vem em segundo com aproximadamente 895 milhões de euros.

 

Foto destaque: Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mês de agosto da liga saudita. Reprodução/instagram/@spl_en

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente cursando o 4° período.
Deixe um comentário

Deixe um comentário