A Superior Corte de Justiça de Londres agendou as primeiras audiências do processo que Felipe Massa move contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Fórmula 1 e Bernie Ecclestone, que era chefe da categoria em 2008, o brasileiro move esse processo para ser reconhecido como o verdadeiro campeão mundial do mesmo ano.
Processo
As audiências acontecerão entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025, na Inglaterra. Felipe Massa busca uma indenização de £ 64 milhões, aproximadamente R$ 435 milhões de acordo com a cotação atual. O brasileiro pede esse valor, uma vez que entende que a FIA manipulou o resultado do GP de Singapura de 2008, que o prejudicou diretamente na briga pelo título mundial contra Lewis Hamilton.
Massa ainda deseja que a FIA assuma que violou os próprios regulamentos ao decidir deliberadamente por não investigar a manipulação cometida pela Renault naquela ocasião em Singapura.
Entenda o que aconteceu no GP De Singapura em 2008
No GP da Singapura da temporada de 2008, Nelsinho Piquet bateu de forma proposital com a Renault a fim de beneficiar o companheiro de equipe, Fernando Alonso, que venceu a corrida, mas não tinha relação com a disputa de título. Felipe Massa foi um dos pilotos mais prejudicados, uma vez que estava na liderança até o acidente de Nelsinho.
O escândalo é conhecido como Crashgate, e foi revelado em 2009, pouco tempo depois de Piquet ser demitido da equipe. Tanto Flavio Briatore, que era chefe de equipe, quanto Pat Symonds, diretor de engenharia, foram banidos da categoria, porém, acabaram revertendo a decisão na corte francesa e concordaram em se afastar do mundial. Nelsinho nunca mais correu na Fórmula 1.
Na época, Felipe Massa chegou a pedir para que o resultado do GP fosse anulado, porém, o estatuto da FIA tornou a opção impossível, uma vez que, de acordo com o Código Internacional Esportivo, a decisão do campeonato não poderia ser alterada depois da cerimônia de premiação do órgão.
A investigação realizada pela FIA não apontou evidências de que Fernando Alonso e a maior parte da equipe Renault sabiam do plano de batida proposital ou que ajudaram. Com isso, o órgão entendeu que seria injusto mudar o resultado.