Edição 2024 da Bola de Ouro conta com mudança na premiação

Ao contrário dos anos anteriores, o ganhador da premiação não será divulgado antes do evento

Joao Pedro Santos Por Joao Pedro Santos
3 min de leitura
Foto destaque: Mudanças na premiação da Bola de Ouro. (Reprodução/France Football)

O Prêmio Bola de Ouro, cuja cerimônia acontecerá no dia 28 de outubro, em Paris, traz uma mudança significativa na sua organização este ano. Diferente de algumas edições anteriores, o nome do vencedor não será divulgado antes do evento.

Motivo da nova mudança

Em anos passados, os ganhadores já eram informados com antecedência, o que muitas vezes permitia aos jogadores saberem se compareceriam ou não à cerimônia. No entanto, para a temporada 2023/2024, essa dinâmica será alterada, e os indicados descobrirão em tempo real quem será o vencedor da cobiçada Bola de Ouro durante o evento.

Essa mudança visa evitar situações como as que ocorreram em anos anteriores, quando alguns grandes jogadores, como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, não compareceram à premiação. Isso gerava especulações de que, por não estarem presentes, eles já sabiam que não seriam os vencedores. A nova estratégia promete trazer mais emoção e suspense ao momento da revelação, garantindo que todos os indicados mantenham o mistério até o último minuto.

Favoritos

Nesta edição, o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, é apontado como um dos principais candidatos ao título. Ele teve a temporada mais goleadora de sua carreira até o momento, com 24 gols e 9 assistências em 39 partidas oficiais pelo clube Merengue. Vini foi fundamental nas conquistas do Real Madrid, que venceu o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões. Ele também é o único brasileiro entre os 30 indicados ao prêmio.


Vini Jr. é favorito à Bola de Ouro (Foto: Reprodução/Ina Fassbender/AFP)

Além de Vinicius Junior, outros grandes nomes do futebol mundial estão na disputa pela Bola de Ouro. Entre eles, seu companheiro de equipe, Jude Bellingham, que brilhou com a seleção inglesa na Eurocopa e também se destacou no Real Madrid. Rodri, do Manchester City, é outro candidato de peso, tendo conquistado a Premier League e a Eurocopa, com a seleção espanhola, além de ter sido eleito o melhor jogador do torneio. Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Harry Kane, do Bayern de Munique, também aparecem como fortes concorrentes.

Essa nova abordagem na premiação promete elevar o nível de expectativa e tornar o evento ainda mais envolvente para os fãs e jogadores.