Veja a situação das seleções para a última rodada das eliminatórias da África para a Copa do Mundo
Última rodada das Eliminatórias Africanas define as seleções que ainda sonham com vaga direta no mundial; ocorrerá em Junho de 2026 na América do Norte
A última rodada das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 promete fortes emoções. Onze partidas serão disputadas nesta terça-feira, definindo as últimas vagas diretas para o torneio que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. Sete seleções ainda têm chances de garantir presença no Mundial: Costa do Marfim, Gabão, Senegal, República Democrática do Congo, África do Sul, Benin e Nigéria.
Situação de cada seleção
Costa do Marfim (Grupo F)
A seleção marfinense enfrenta o Quênia às 16h. Uma vitória garante a classificação direta. Em caso de empate ou derrota, precisa torcer para que o Gabão não vença o Burundi.
Gabão (Grupo F)
Também às 16h, o Gabão encara o Burundi. Para se classificar, precisa vencer e contar com tropeço da Costa do Marfim. Se empatar ou perder, vai para a repescagem.
Senegal (Grupo B)
O time senegalês pega a Mauritânia, às 16h. Se vencer, carimba o passaporte para o Mundial. Um empate só serve se a República Democrática do Congo não vencer o Sudão por sete gols de diferença. Se perder, depende de tropeço da RDC.
🇸🇳✨ 𝙇𝙀 𝙎𝙀𝙉𝙀𝙂𝘼𝙇 𝙄𝙍𝘼 𝘼𝙐 𝙈𝙊𝙉𝘿𝙄𝘼𝙇 2026 ! ✨🇸🇳
Mission accomplie pour nos Lions qui décrochent leur ticket pour la Coupe du Monde 2026 et signent une troisième qualification consécutive, un record historique pour une nation africaine. 🌍🔥 pic.twitter.com/BWLMQtPsL6
— Equipe du Sénégal (@GaindeYi) October 14, 2025
Senegal garantiu vaga para a Copa do Mundo de 2026 (Foto: reprodução/X/@GaindeYi)
República Democrática do Congo (Grupo B)
A RDC enfrenta o Sudão no mesmo horário. Precisa vencer e torcer por derrota da Costa do Marfim. Uma vitória por sete gols pode garantir a vaga mesmo com outros resultados. Empate ou derrota levam o time à repescagem, dependendo de combinações.
Benin, África do Sul e Nigéria (Grupo C)
Essas três seleções disputam uma vaga direta. Benin enfrenta a Nigéria às 13h, enquanto a África do Sul joga contra Ruanda. O Benin se classifica com vitória. A África do Sul precisa vencer e torcer por derrota do Benin. Já a Nigéria, só avança se ganhar por mais de dois gols e contar com tropeço sul-africano.
Como funciona a classificação
Na primeira fase, 54 seleções são divididas em nove grupos com seis equipes cada. Todos jogam entre si em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo garantem vaga direta para a Copa do Mundo de 2026.
Já os quatro melhores segundos colocados avançam para uma segunda fase eliminatória, com semifinais e final em jogo único. O campeão dessa etapa conquista o direito de disputar o play-off intercontinental, que definirá uma das últimas vagas para o Mundial.
