Flamengo lida com série de desfalques antes de enfrentar o São Paulo pelo Brasileirão
Com cinco jogadores no departamento médico e Bruno Henrique suspenso, o Flamengo enfrenta o São Paulo desfalcado, mas com otimismo sobre Pedro
O Flamengo enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, com vários desfalques importantes. Cinco jogadores estão sob cuidados médicos: Léo Ortiz, Jorginho, Carrascal, Cebolinha e Pedro. Além deles, Bruno Henrique está suspenso e também ficará fora da partida válida pela 32ª rodada do campeonato.
Léo Ortiz sofreu uma entorse no tornozelo direito em 19 de outubro. Mesmo lesionado, o zagueiro se esforçou para atuar na semifinal da Libertadores contra o Racing, mas voltou ao departamento médico logo após o jogo. O clube não divulgou uma previsão exata para seu retorno, mas trabalha para tê-lo de volta em breve.
Flamengo quer contar com Pedro para a final da Libertadores
A melhor notícia é sobre Pedro. O atacante, que fraturou o antebraço direito em 22 de outubro, completa duas semanas de recuperação. O tempo estimado para esse tipo de lesão é de quatro a oito semanas, e o Flamengo acredita que, pela boa condição física do jogador, ele estará pronto no tempo mínimo, por volta de 19 de novembro.
Pedro já apresenta melhora significativa e, nesta semana, deve iniciar atividades leves com bola. Na próxima, passará por uma nova avaliação e troca da imobilização. O clube desenvolveu uma proteção especial para o braço do atleta, que permitirá que ele volte aos jogos com segurança, caso receba autorização da arbitragem.
O Flamengo também prepara uma proteção especial para o atacante utilizar nas partidas, garantindo mais segurança no retorno. O equipamento está em fase de testes e, caso seja aprovado pelos árbitros das competições, poderá permitir que o camisa 9 volte a jogar ainda neste mês.
Preparação finalizada. Foco no próximo jogo!#treino pic.twitter.com/3AeNSLBszo
— Flamengo (@Flamengo) November 4, 2025
O Rubro-negro realizou o último treino para o duelo contra o São Paulo (Foto: reprodução/X/@Flamengo)
Departamento médico trabalha contra o tempo
O zagueiro Léo Ortiz está afastado desde o dia 19 de outubro, quando sofreu uma entorse no tornozelo direito. Determinado a ajudar o time, o defensor chegou a fazer esforço para atuar na semifinal da Libertadores, contra o Racing, mas voltou a sentir desconforto e precisou retomar o tratamento no Ninho do Urubu. O departamento médico evita estipular um prazo exato para o retorno, mas trabalha com a expectativa de tê-lo disponível em breve, dependendo da resposta ao tratamento.
Entre os meio-campistas, Jorginho e Carrascal seguem em recuperação de lesões distintas. O primeiro sofreu uma contusão na coxa direita e ainda sente dores que o impedem de treinar com o grupo. O planejamento do departamento médico é contar com o retorno do atleta na segunda quinzena de novembro, mas tudo dependerá da evolução clínica nos próximos dias.
Jogador Jorginho do Flamengo (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Michael Regan – FIFA)
Carrascal, por sua vez, trata um edema na costela, associado a um estiramento muscular. O colombiano também sente dores, e o clube trabalha para aliviar o desconforto com medicamentos e sessões de fisioterapia. Existe a possibilidade de ele voltar a campo no dia 15, diante do Sport, em duelo atrasado do Brasileirão, mas essa previsão depende da melhora do quadro de dor.
Já Cebolinha está em uma fase mais avançada de recuperação. O atacante, que sofreu uma lesão no quadril, já realiza treinos individuais com bola e pode ser liberado em breve para atividades com o grupo principal. Caso não haja intercorrências, há chances reais de ele ficar à disposição para a próxima rodada, diante do Santos.
