Clássico entre Flamengo e Vasco termina em empate no Maracanã após jogo morno
O clássico dos milhões disputado no Maracanã na noite deste domingo (21) terminou em 1 a 1. A vitória era crucial para ambas as equipes, que lutam em diferentes partes da tabela: O Flamengo permanece com a liderança ameaçada pelo Palmeiras, que ainda conta com um jogo atrasado a mais do que o rubro-negro. Já […]
O clássico dos milhões disputado no Maracanã na noite deste domingo (21) terminou em 1 a 1. A vitória era crucial para ambas as equipes, que lutam em diferentes partes da tabela: O Flamengo permanece com a liderança ameaçada pelo Palmeiras, que ainda conta com um jogo atrasado a mais do que o rubro-negro. Já o Vasco luta para se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento, mesmo estando tranquilo por conta dos clubes em posições abaixo do cruzmaltino não conseguirem bons resultados.
Clássico de altos e baixos
A etapa inicial foi marcada por muita movimentação e disputas fortes no meio de campo. Com a maioria dos titulares fora, o Flamengo não conseguiu impor o ritmo ofensivo habitual, mas ainda continuou aplicando uma grande pressão para cima do cruzmaltino, e teve o maior número de oportunidades na reta inicial do jogo.
Até que o gol rubro-negro enfim saiu: Aos 11 minutos, Allan tentou lançamento para Carrascal, cuja finalização paraou nas mãos de Léo Jardim, com Cebolinha pegando a sobra de fora da área, e acertando o travessão. Em seguida, Royal cruzou para Bruno Henrique, que tentou de primeira, sobrando para Carrascal completar no rebote. Este foi o primeiro gol do colombiano pelo Flamengo.
O Vasco não se intimidou e assumiu o controle em seguida, pressionando o grande rival e criando boas chances, a maiora sendo contida pelo goleiro Argentino. Até que aos 30 minutos, Rossi fez uma defesa milagrosa após cabeçada de Puma Rodríguez, semelhante como ocorreu em um lance anterior, porém dessa vez Rayan apareceu no rebote para empatar o clássico.
No geral, pode-se dizer que o empate foi um resultado justo e um bom reflexo desse primeiro tempo movimentado, um jogo bem disputado em ambas as áreas.
No segundo tempo, o Flamengo já havia voltado com mais intensidade, controlando mais a posse de bola e criando oportunidades com passes rápidos. Aos 15 minutos, Filipe Luís colocou mais titulares em campo: Pedro e Arrascaeta entraram, pressionaram a defesa vascaína e quase marcaram em lance que terminou com Plata servindo Saúl, que acertou o travessão.
O clube da Gávea seguiu pressionando a saída de bola do Vasco, mas Léo Jardim fez boas defesas, inclusive em uma grande chance vinda de Pedro. Diniz reagiu e promoveu a entrada de Matheus França e David, aumentando o perigo nos contra-ataques. Rossi ainda impediu um gol de França de fora da área, e Pedro desperdiçou uma chance clara no fim, com o placar permanecendo no 1 a 1 conquistado na primeira etapa.
Palmeiras à vista
Com o tropeço, o Flamengo não consegue se manter afastado do vice-líder do campeonato, que recentemente veio de uma goleada por 4 a 1 diante do Fortaleza. O alviverde atualmente está com 49 pontos — 2 a menos que o rubro-negro, e ainda por cima segue com uma partida de vantagem em relação ao atual postulante ao título.
Após o resultado amargo na tarde de hoje, o zagueiro Léo Ortiz falou em coletiva a beira de campo:
Falhamos em não fazer os gols. Tivemos oportunidades claras, enquanto eles tiveram não tão claras, e o jogo ficou aberto. Sofremos um gol em bola parada, que decide campeonato. Pecamos e ficamos no empate no clássico. Temos confronto direto (com Palmeiras e Cruzeiro) em casa e temos que buscar pontos fora.”
Léo Ortiz
Mas por hora, ambos deixam o Brasileirão de lado, para voltar o foco na Libertadores, cujos jogos de volta das quartas de final ocorrem ao longo desse meio de semana. Enquanto o Palmeiras encara o River Plate em São Paulo, contando com a vantagem de 2 a 1 conquistada em Buenos Aires, o Flamengo vai até La Plata encarar o Estudiantes precisando evitar a derrota a todo custo, por ter vencido no Maracanã por uma diferença mínima.
