Flamengo vence clássico contra Botafogo e segue na briga pelo título

Resultado maiúsculo contra o rival reafirma a força do rubro-negro na temporada; Equipe volta a depender apenas de si para conquistar o título brasileiro

15 out, 2025
Luiz Araujo e Evertton Araujo | Reprodução/Getty Images Embed/Wagner Meier
Luiz Araujo e Evertton Araujo | Reprodução/Getty Images Embed/Wagner Meier

O Flamengo segue firme na luta pelo título de mais um Campeonato Brasileiro. A vitória maiúscula por 3 a 0 contra o coterrâneo alvinegro na noite desta quarta-feira (15) garantiu não só mais 3 pontos para seguir na cola do Palmeiras, como também deixou o recardo de que o rubro-negro está mais do que pronto para retomar à liderança do campeonato, após uma sequência de dois resultados negativos.

Domínio rubro-negro

Desde os primeiros minutos, o clássico foi quente no Nilton Santos — com ambas as equipes trocando ataques e mantendo o equilíbrio na partida: A primeira grande chance foi do glorioso aos 9 minutos, em um contra-ataque poderoso de Savarino, e após troca de passes, a bola chega à Artur, que finaliza para fora do gol. Os donos da casa foram mais perigosos no ataque durante a primeira etapa.

Mesmo levando menos perigo para a área adversária, o rubro-negro teve mais posse de bola — e foi apenas questão de tempo até desafiarem a superioridade do jogo e abrirem o placar: Em grande jogada de Arrascaeta aos 39 minutos, o uruguaio desmontou a marcação e deixou Pedro livre na entrada da área, que bateu colocado no canto e fez o primeiro da partida.


Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)

Sendo assim, após a volta do intervalo, o panorama no Rio de Janeiro mudou completamente: Com o Flamengo passando a dominar a partida, ao ser mais presente no ataque e praticamente não sofrer ameaças.

Nesse contexto, veio o segundo gol após uma grande jogada coletiva armada por Everton Cebolinha, que havia acabado de entrar. O camisa 11 arranca pela esquerda e toca para Pedro, que achou Luiz Araújo livre na direita, ampliando em um belo chute cruzado. Alguns minutos depois, Cebolinha sentiu dores na coxa esquerda e deixou o gramado.

A essa altura, o Botafogo sentiu o golpe e perdeu de vez sua capacidade de reagir. Assim veio o terceiro do rubro-negro aos 34 minutos: Com Carrascal cruzando na medida para cabeçada de Plata, fechando a placar em 3 a 0. O resultado final foi a maior vitória do Flamengo sobre o rival jogando no Nilton Santos, que conta com 10 vitórias nos últimos 11 clássicos com mando de campo do glorioso.

Disputa quente pela liderança

Agora os cariocas estão com 58 pontos na tabela — apenas dois a menos em relação ao Palmeiras, que nesta noite goleiou o Red Bull Bragantino de virada por 5 a 1. A disputa entre os considerados elencos mais fortes do país na atualidade se intensificou nas últimas semanas, quando os recentes tropeços do Flamengo fizeram com que o alviverde os alcançasse na tabela, após grandes resultados obtidos em seus últimos jogos.


Vitor Roque e Flaco López comemoram o quinto gol do Palmeiras contra o Bragantino (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Sports Press Photo)

E é justamente nesse cenário que ambos se enfrentam no próximo domingo (19), pela 29ª rodada do campeonato, em um jogo que promete parar o país. A partida será no Maracanã — com promessa de casa cheia, invasão palestrina no Rio de Janeiro, e as duas equipes entrando em campo com força máxima só pensando em vencer o que poderá ser o grande duelo decisivo do Brasileirão 2025.

Mais notícias