Time passa por mudanças na comissão técnica, lesões de jogadores-chave e busca caminhos para reforçar a defesa antes do próximo duelo importante na Série A
O Botafogo tem enfrentado muitas dificuldades na temporada de 2025, especialmente no segundo semestre. Antes destaque pela organização defensiva, o time agora transmite menos confiança e seu desempenho caiu bastante.
Mudanças na comissão técnica e desafios do elenco do Botafogo
Até o Mundial de Clubes da Fifa, o time teve o português Renato Paiva como técnico. Durante seu período, iniciado em março, foram 23 jogos e 16 gols sofridos. Ele foi demitido após a derrota para o Palmeiras nos Estados Unidos, devido ao baixo desempenho e a um time pouco agressivo.
No seu primeiro trabalho como treinador, Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, tem enfrentado dificuldades esperadas para lidar com o dia a dia do clube. Com muitos desfalques, ele não consegue manter escalações fixas e o time ainda não apresenta um padrão de jogo definido. Sob seu comando, o Botafogo disputou 22 partidas e sofreu 20 gols, atualmente mantendo a quarta melhor defesa da Série A e ocupando a quarta posição na tabela.
Botafogo chegou à marca de 23 jogadores com problemas médicos nesta temporada.
O número aumentou significativamente nos últimos dois meses: em setembro, foram 11 lesionados; em agosto, nove. Antes disso, o máximo havia sido registrado em maio e abril, com cinco atletas… pic.twitter.com/Az0b08eot6
Botafogo sofre com várias lesões na reta final de temporada (Foto: reprodução/X/@informafogo)
A situação se complicou ainda mais com a lesão de Kaio Pantaleão, contratado para substituir Jair, que foi vendido ao Nottingham Forest (ING). Ele precisará passar por cirurgia após romper o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo. O jogador vinha se destacando pela velocidade, força física e qualidade na saída de bola.
Alternativas na defesa e próximos compromissos
A principal alternativa para a posição é Gabriel Bahia, que foi titular contra Fluminense e Internacional e entrou no lugar de Kaio no momento da lesão contra o Bahia. David Ricardo também disputa a vaga, assim como Marçal, que atuou improvisado na direita contra o Fortaleza na goleada de 5 a 0, marcando dois gols.
Em meio a esses ajustes, Carlo Ancelotti convocou o lateral-direito Vitinho, do Botafogo, para a seleção brasileira, substituindo Vanderson, do Monaco, que se lesionou no jogo contra o Manchester City pela Champions League.
O Botafogo aproveita a Data Fifa para ajustar a equipe. O próximo duelo será no dia 15, contra o rival Flamengo, no Estádio Nilton Santos.