Na busca por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, o técnico Tite e sua comissão técnica realizaram, nesta quarta-feira (21), o último treino antes de embarcarem para a Bolívia. Com uma série de desfalques, o treinador promoveu a entrada de Léo Ortiz como reforço no meio-campo rubro-negro.
O Flamengo venceu o primeiro confronto desta fase por 2 a 0 no Maracanã, na última quinta-feira (15). Apesar da vantagem, o time carioca enfrenta um histórico desfavorável em jogos realizados em altitudes elevadas.
Léo Pereira e Fabrício Bruno contra Bolívar (Foto: reprodução/Wagner Meier/Getty Images Embed)
Em altitudes acima dos 2.500 metros, o Flamengo disputou 16 partidas oficiais, nas quais sofreu 8 derrotas, conquistou 4 vitórias e empatou 4 vezes. Quando o desafio se eleva a altitudes acima de 3.500 metros, o Flamengo venceu apenas 2 jogos: em 2008 contra o Cienciano, por 3 a 0, em Cusco, no Peru; e em 2019 contra o San José, por 1 a 0, em Oruro, na Bolívia, durante a campanha do título da Libertadores.
Provável escalação
Com Léo Ortiz ocupando novamente o meio-campo, o rubro-negro deve ser escalado com os seguintes jogadores à disposição:
- Goleiro: Rossi
- Zaga: Varela, Fabricio Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas
- Meio-campo: Pulgar, Léo Ortiz, De La Cruz e Gerson
- Ataque: Luiz Araújo e Carlinhos
Devido ao número significativo de desfalques, jogadores do sub-20 como Lucyan (lateral-direito), Carbone (zagueiro/lateral-esquerdo) e Fabiano (volante) foram integrados ao elenco principal. Além deles, Tite terá à disposição Matheus Cunha e Lucas Furtado (goleiros), David Luiz e Cleiton (zagueiros), Victor Hugo e Lorran (meias), e Bruno Henrique (atacante).
Pedro após lesão (Foto: reprodução/Wagner Meier/Getty Images Embed)
Desfalques
Tite terá que lidar com uma série de lesões significativas antes do confronto decisivo. O desafio será administrar o desgaste físico do elenco, agravado pelo fator altitude, que pode prejudicar a intensidade da equipe devido às dificuldades respiratórias nessas condições extremas.
Entre os lesionados estão Everton Cebolinha (ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo), Viña (ruptura do ligamento cruzado do joelho direito e fratura da tíbia), Pedro (lesão no músculo posterior da coxa esquerda), Gabigol (lesão no músculo posterior da coxa direita), Arrascaeta (lesão no adutor da coxa esquerda) e Wesley (lesão no músculo anterior da coxa direita).