Alguns times vêm se destacando no Campeonato Brasileiro, enquanto outros estão enfrentando um período turbulento. É o caso do Fluminense, que acumula resultados que variam entre empates e derrotas, com poucas vitórias conquistadas. O time está vivendo o segundo pior início de temporada no Campeonato Brasileiro, superando o mau desempenho de 2008.
Segundo pior desempenho no Brasileirão
Após anos, o Fluminense fez sua segunda pior estreia no Campeonato Brasileiro, contabilizando 14 gols marcados contra o time até agora e com aproveitamento de 25%. O resultado oscilante acontece apesar das classificações em outras competições como a Copa do Brasil e o CONMEBOL Libertadores.
O fantasma do rebaixamento em 2008 parece rondar o time no momento. Na ocasião, o Fluminense ficou rebaixado durante toda a competição. A situação foi ainda pior nas primeiras rodadas, com apenas 13% de aproveitamento, três empates e cinco derrotas.
Defesa como principal causa
O que está atrapalhando a equipe é o desempenho defensivo, com o time levando 14 gols até agora. Dentro os resultados de outros clubes, o Fluminense se equipara ao Vitória e só está melhor que o Vasco e Cuiabá, quem tem 19 e 15 gols, respectivamente.
Fluminense em campo (Foto: reperodução/Getty Images Embed/Ruano Carneiro)
Essas dificuldades parecem ser infladas pela era dos pontos corridos. Nos anos de 2017 e 2019, foram contabilizados 15 gols nos primeiros oitos jogos. Durante a temporada, o time carioca teve 31 gols sofridos, sendo 18 deles a partir de bolas aéreas.
Caso o time continue nesse espiral de derrotas, poderá passar por outro rebaixamento, mas ainda tem uma possibilidade remota de ultrapassar os seis pontos e a 16° posição na tabela se tiverem uma desempenho melhor nas próximas partidas. Não sem desafios, já que a próxima partida é com o Atlético-GO, e o Fluminense não vence o clube desde 2020.
O Fluminense volta ao campo neste sábado, às 21h.