Fluminense vence o Mirassol no Maracanã e encerra jejum no ataque
Equipe tricolor não entrega grande atuação em campo, mas sai com mais 3 pontos na conta; Briga no meio da tabela por vagas na Libertadores segue disputada
A equipe do Fluminense encarou novamente o Mirassol na noite desta quinta-feira (06), no Maracanã. O confronto era uma tarefa árdua para o tricolor, que encarou uma grande ‘pedra no sapato‘ da temporada no futebol brasileiro — além de também ser uma revanche entre ambos os clubes, depois da vitória em casa do Leão Caipira, no último dia 9 de outubro.
A vitória era importante para ambos os clubes, que buscam uma vaga na Libertadores de 2026. Para o tricolor, era a chance de se aproximar cada vez mais do G5, que garante uma vaga direta já na fase de grupos da competição, sem a necessidade de passar pela fase preliminar.
Triunfo tricolor (no sufoco)
O jogo foi marcado por emoção desde o início: Logo no primeiro minuto da partida, quando Daniel Borges recebeu o cartão vermelho após derrubar Kevin Serna, durante contra-ataque promissor. Entretanto, o árbitro Anderson Daronco anulou a expulsão, após checagem no VAR.
No geral, o Mirassol começou melhor na primeira etapa, marcando alto e criando boas chances. A mais perigosa veio aos 19 minutos com Negueba, que dominou a bola com maestria e meteu uma pancada de direita, parando em grande defesa de Fábio. O Fluminense também teve suas oportunidades, mas não conseguia chegar com perigo na área adversária. Os donos da casa seguiam buscando uma reação nos minutos seguintes.
Até que a felicidade da torcida veio aos 30 minutos: Serna recebeu aberto pelo lado esquerdo, avança rumo a área, e bateu a bola na direção do gol — a mando do treinador tricolor, aos gritos de “chuta, chuta”. O chute desviou em Daniel Borges, enganando completamente o goleiro Walter na jogada. O gol do camisa 90 encerrou um jejum de 1 mês com alguém do ataque tricolor balança as redes, visto que os últimos foram marcados por meio-campistas e defensores.
O gol provocou uma queda de rendimento do auriverde no duelo. Ainda sim, a equipe paulista teve boas oportunidades antes do intervalo, nos pés de Shaylon e Yago Felipe — este último sendo ex-jogador do tricolor. Enquanto isso, o time de guerreiros levou perigo em uma chance de ouro aos 40 minutos, quando Lucho Acosta finalizou forte, após uma tabelinha muito bem executada com Everaldo, acabando em defesaça de Walter.
Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)
No segundo tempo, o Fluminense seguiu com intensidade no ataque, mas com pouca precisão nas finalizações. Logo aos 20 segundos, o time perdeu uma grande chance de ampliar: Lucho Acosta rouba a bola próximo à área, passa para Cannobio, cujo chute novamente para em defesa do paredão de 37 anos.
Enquanto isso, a equipe adversária seguia encontrandou espaços e ameaçando em alguns contra-ataques, como aos 3 minutos: Quando Neto Moura cabeceou na medida após escanteio cobrado por Reinaldo, e a bola passou tiscando a trave. E a melhor chance do Flu nos 45 minutos finais ocorreu após uma linda jogada que começou com troca de passes entre Serna e Renê, e que terminou com Canobbio finalizando de letra para fora do gol.
Sem conseguir transformar a pressão ofensiva em algo concreto, o tricolor viu seu adversário crescer nos minutos finais, causando uma verdadeira apreensão na torcida presente no Maracanã. Ainda sim, os cariocas conseguiram segurar o 1 a 0, e garantir uma vitória importante contra uma equipe perigosa.
Apesar do alívio nesta noite, o time de guerreiros ainda tem pela frente uma sequência pesada nos próximos 3 confrontos — nos quais encara justamente os 3 postulantes ao título do campeonato: Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, respectivamente.
Briga pela Libertadores 2026
A reta final deste Brasileirão conta com um total de 7 equipes que seguem disputando por uma colocação no G7 — cujas 5 primeiras posições oferecem vagas diretas para a fase de grupos da próxima Libertadores, enquanto as duas últimas colocam os clubes envolvidos na fase preliminar da competição.
O Mirassol segue confortável na 4 posição, com 5 pontos de distância para o Botafogo — sexto colocado e primeiro fora da zona de classificação direta. Enquanto isso, o Fluminense segue sendo o último dos 7 classificados para a próxima edição do torneio da CONMEBOL, com 50 pontos.
Ver essa foto no Instagram
Gol de Kevin Serna (Vídeo: reprodução/Instagram/@fluminensefc)
Vale lembrar que o tricolor ainda pode conseguir uma vaga direta caso conquiste o título da Copa do Brasil, onde enfrenta o Vasco nas semifinais, disputadas a partir do próximo mês. Dependendo da equipe campeão da competição, o G7 poderá se tornar G8, abrindo mais uma vaga pela tabela do Brasileiro.
