O Fluminense encarou seu segundo adversário na Copa do Mundo de Clubes da FIFA neste sábado (22), jogando no Metlife Stadium em Nova Jersey, pela segunda rodada do Grupo F. O duelo era importante para o time de guerreiros seguir na disputa pela primeira colocação do grupo, levando em conta a vitória do Borussia Dortmund contra o Sundowns mais cedo.
Vindo de uma grande estreia, ao empatar contra o temido clube alemão em 0x0, o tricolor das laranjeiras saiu na frente com um golaço de falta de Jhon Arias, mas ainda sim sofreu para conseguir a vitória ao longo do jogo que disputou.
Momentos de tensão e volta por cima
O clube carioca começou dominando a partida. Manteve o maior controle de posse de bola e deteve o maior número de chances. Chegou ao primeiro gol na partida (e na competição), com uma bela cobrança do colombiano Jhon Arias, aos 27 minutos.
Contudo, notou-se um certo relaxamento na postura da equipe após o gol, incluindo atuações apáticas de craques do time, como Paulo Henrique Ganso e Germán Cano, e com isso a virada do Ulsan acabou se concretizando em dois lances completamente evitáveis.
Na segunda etapa, o técnico Renato Gaúcho sacudiu o time: entrou com Keno e Nonato no lugar de Kevin Serna e Martinelli, respectivamente. E mesmo tomando alguns momentos de pressão por parte dos coreanos, era nítido que os brasileiros estavam recuperando o controle da partida. Com isso, o gol de empate veio aos 21 minutos, com Nonato pegando a sobra do chute de Keno, que foi bloqueado pela zaga, e mandou pro canto direito da rede.
Em sequência, o zagueiro Pablo Freytes virou o jogo após um belo passe de Cano, aproveitando a oportunidade em uma jogada de escanteio. E o tricolor ainda ampliou nos acréscimos, com um cabeceio magistral de Keno. A importância dos reservas na recomposição em campo demonstra uma certa atenção que Portaluppi deve ter na escolha dos titulares para o próximo duelo.
Começamos bem, depois demos uma caída, o adversário se aproveitou e virou. Conversamos no vestiário, organizamos o time novamente, empatamos, conseguimos o gol da vitória, depois fizemos o quarto, que nos deu tranquilidade. Valeu, principalmente pela atitude do grupo no segundo tempo. Corrigi algumas coisas, cobrei outras, porque a coisa que mais converso com meu grupo é para eles ficarem focados nos 90 minutos.”
Renato Gaúcho
Com a vitória, o Fluminense agora soma 4 pontos e assume a liderança do grupo, com um saldo de gols superior ao do Dortmund, que ganhou seu jogo por 4×3. Com isso, basta um empate contra o Mamelodi Sundowns, na próxima rodada, basta para confirmar a classificação às oitavas.
Desempenho dos brasileiros
Com a vitória, o futebol brasileiro mantém sua invencibilidade na competição internacional: São 6 vitórias, sendo duas delas diante de clubes europeus — além de dois empates igualmente marcantes. Todos os quatro representantes do país lideram seus respectivos grupos, com destaque para o Botafogo, colocado no chamado ‘Grupo da Morte’, ao lado de PSG e Atlético de Madrid.
Jogadores do Flamengo comemoram a vitória sobre o Chelsea (Foto: reprodução/Image Photo Agency/Getty Images embed)
Além disso, vale destacar que a classificação dos brasileiros já está muito bem encaminhada. Enquanto Flamengo e Botafogo avançam para as oitavas até mesmo em caso de derrota, Fluminense e Palmeiras necessitam no mínimo de um empate para passarem de fase no Mundial. Diante desse contexto, o torcedor verde e amarelo mantém o otimismo de que seja o início da nossa recuperação no cenário intercontinental, eventualmente até falando de seleção brasileira.