Com a vitória do River Plate no jogo realizado hoje (17) pela Copa do Mundo de Clubes, um dado chama a atenção quanto ao desempenho dos times Sul-Americanos na competição: todos passaram pelo primeiro desafio sem máculas de uma derrota. Assim sendo, na primeira rodada, mesmo enfrentando europeus, os times representantes da CONMEBOL saíram invictos dos seis jogos que aconteceram desde o último domingo.
Brasileiros na rodada da Copa do Mundo de Clubes
O primeiro time brasileiro a estrear na competição foi o Palmeiras. O time de Abel Ferreira enfrentou o português Porto, foi dominante, mas não conseguiu converter a superioridade em gols. Resultado de 0 a 0, que agora leva a disputa e decisão para as duas últimas rodadas da fase de grupos contra Inter Miami de Lionel Messi e o Al-Ahly.
Entre o final da noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, foi a vez do Botafogo. Dessa vez, a vitória veio para os brasileiros, que derrotaram a equipe local Seattle Sunders por 2 a 1. Porém, o caminho do Botafogo reserva duas pedreiras na sequência: enfrenta o atual campeão da Champions League, o PSG da França em ótimo momento e o Atlético de Madrid.
De modo parecido, na noite de ontem (16), o Flamengo garantiu a segunda vitória brasileira e sul-americana na competição. Bateu o Esperánce, da Tunísia, por 2 a 0. A equipe rubro-negra ainda vai ter um confronto de peso contra o atual campeão da Conference League, o Chelsea. Também, terá desafio contra jogadores renomados campeões de Copa do Mundo, Lloris e Giroud, contra o Los Angeles FC.
Então, hoje, foi a vez do Fluminense, que teve oportunidades de vencer o Dortmund, mas também não conseguiu sair do 0 a 0. Na sequência, o Flu vai encarar o Ulsan HD e o Mamelódi da África do Sul, com reais possibilidades de vencendo os dois jogos, passar para a próxima fase.
Hermanos e rivais sul-americanos
Boca Juniors foi o primeiro time argentino a ir a campo. Chegou a estar em vantagem no placar contra o tradicional Benfica de Portugal. Porém, tomou um gol de um argentino que torce para o maior rival: Otamendi que marcou o empate para os portugueses, tem relações com o River Plate. Final 2×2 com um empate de muitos gols. O Boca pega agora o poderoso Bayern de Munique, que aplicou sonora goleada de 10 a 0 no outro rival do grupo, o Auckland City. Vida difícil para o time de Buenos Aires.
Paralelamente, o seu rival histórico, o River Plate ganhou hoje do time japonês Urawa Reds. O time argentino venceu por 3×1, em gols de jogadas áreas oportunistas e não deixou a desatenção deixar escapar o resultado positivo. Agora, encarará na sequência a Internazionale de Milão, vice da Champions League, e o latino Monterrey do México.
Desta forma, o resultado do River fecha a participação sul-americana na primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes da FIFA garantindo a todos os times da CONMEBOL a invencibilidade. Agora é acompanhar como continua essa história para os times de nosso país e nossos vizinhos de continente.