Em documentário produzido pela Corinthians TV sobre os bastidores da final do Campeonato Paulista, Memphis Depay critica duramente a qualidade do gramado do Allianz Parque, chamando-o de “campo de m*” e ressalta a dificuldade de jogar em tais condições.
A insatisfação do atacante holandês foi revelada no vestiário do estádio palmeirense após a vitória do Corinthians pelo placar de 1 a 0, válido pelo primeiro jogo da final, no dia 16 de março.
“A gente ganhou no estádio deles hoje. E isso nos dá confiança. Naquele campo de m*. Em uma semana a gente ganha o título. A gente tem que ter a coragem de jogar como jogamos no primeiro tempo. Deixamos eles correndo atrás da gente. Essa é a experiência que a gente tem que sentir. Por mais que a gente jogue junto, a gente tem que ter a responsabilidade de ter a coragem para pedir a bola“, pontuou Memphis.
O jogo da volta foi realizado em 27 de março, na Neo Química Arena, e o empate por 0 a 0 culminou no 31° título estadual do Corinthians.
Mais jogadores criticaram o gramado sintético
Em fevereiro, outros jogadores de renome como Neymar, Thiago Silva, Lucas Moura, Gabigol e Philippe Coutinho organizaram um protesto via redes sociais criticando o uso de gramado sintético.
A publicação conjunta, que também teve adesão do próprio Memphis, enfatiza que o “futebol é natural, não sintético” sob a hashtag “8#NãoAoGramadoSintético“.
Publicação de Memphis Depay protestando contra o gramado sintético (Foto: reprodução/Instagram/@memphisdepay)
Além do Allianz Parque, outros importantes estádios do país promovem o uso do piso artificial, como o Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e a Ligga Arena, em Curitiba.
Palmeiras se defende
Em contraste com as críticas feitas por Memphis Depay, o Palmeiras se respalda na certificação concedida pela Fifa na data de 2 de março.
A entidade máxima do futebol realizou rigorosos testes sobre as condições de quique e rolagem da bola e de tração das chuteiras. Após a série avaliações, o piso foi considerado apto para receber partidas de competições internacionais até abril de 2026.
Além disso, o Allianz Parque passou por uma reforma significativa no início de 2024, substituindo o composto termoplástico por cortiças, um material orgânico considerado de alta tecnologia e que auxilia no controle da temperatura do gramado sintético.