Ex-presidente do Botafogo afirma que o clube permanecerá com a Eagle
Em áudio vazado, Carlos Augusto Montenegro afirma que o clube pretende seguir com a Eagle Football com ou sem a presença do empresário John Textor, atual dono da SAF Botafogo. O empresário disputa o controle do grupo na justiça e chegou a criar uma outra empresa nas Ilhas Cayman com a tentativa de assumir o […]
Em áudio vazado, Carlos Augusto Montenegro afirma que o clube pretende seguir com a Eagle Football com ou sem a presença do empresário John Textor, atual dono da SAF Botafogo. O empresário disputa o controle do grupo na justiça e chegou a criar uma outra empresa nas Ilhas Cayman com a tentativa de assumir o a administração do clube. “Ele (Textor) não levou o Botafogo para as Ilhas Cayman. Ele queria levar, mas a gente jamais aceitaria, e não foi. A ideia é continuar com a Eagle”, afirmou Carlos Augusto Montenegro.
Que rumo tomará a SAF Botafogo?
A Eagle Football se encontra em uma situação complicada, e tudo teve início com a grave crise financeira do Lyon, divulgada ainda em 2025. Outros sócios da empresa acusam Textor de irresponsabilidade na gestão financeira do clube francês, e o empresário foi afastado do cargo de dirigente do clube e focou apenas no glorioso, onde é sócio majoritário.
John Textor, dono da SAF do Botafogo (Foto: reprodução/Luis Robayo/AFP/Getty Images embed)
O grupo entende que John Textor esteja planejando assumir total controle das administrações da SAF Botafogo com um esquema pelos bastidores. A empresa entrou com um recurso judicial contra o sócio na 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para invalidar todas as ações a partir de 17 de julho.
O clube, por sua vez, emitiu nota oficial sobre o caso garantindo não ser uma ação para tirar as ações da holding, sendo apenas uma garantia para dívidas que Eagle e Lyon têm, e a SAF do Botafogo cobra com juros — o valor supera os R$ 400 milhões.
Botafogo segue sua vida com ou sem Textor?
Com os investimentos de John Textor, o Botafogo viveu as maiores glórias de sua história, tendo conquistado em 2024 o Campeonato Brasileiro pela terceira vez na história, além da tão sonhada Copa Libertadores de forma inédita, em jogo histórico contra o Atlético Mineiro no dia 30 de novembro, com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Junior Santos.
O ex-presidente reafirma que o clube seguirá com a Eagle Football independentemente da permanência de Textor.
Se ele (Textor) estiver na Eagle, continua com ele. Se ele não estiver na Eagle, continua na Eagle. A gente não vai para Ilhas Cayman nenhuma e, pelo que eu estou vendo, não vai ter grego nenhum. Já tinha avisado isso. Como também não tem mais contratação nenhuma.”
Carlos Augusto Montenegro
Independente do futuro do empresário americano no clube, a certeza que fica é a de que a torcida alvinegra, mesmo na bronca com Textor nos dias atuais, terá um eterno sentimento de gratidão pelo seu grande impacto positivo na história do Botafogo.
