Gabriel Medina avança para as semifinais nas Olimpíadas de 2024

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
3 min de leitura
Foto destaque: Gabriel Medina durante bateria nas quartas de final (reprodução/Instagram/@gabrielmedina)

Gabriel Medina avançou para as semifinais do surfe nas Olimpíadas de 2024, atingindo a maior pontuação do dia, com 8.10 pontos. Em condições adversas em Teahupoo, o tricampeão mundial conseguiu se destacar ao encontrar melhores ondas. João Chianca, outro surfista brasileiro, foi eliminado apesar de suas boas tentativas nas águas da Polinésia Francesa. Na próxima fase, com previsão para acontecer no sábado, dia 3, Medina enfrentará o australiano Jack Robinson.

“Hoje foi uma bateria importante, contra o João, que é meu amigão e tivemos de nos enfrentar. Fico feliz de estar na semifinal. (…) Não gosto de competir contra brasileiro, mas tem tantos hoje em dia…”, declarou Medina após a vitória.

Baterias das semifinais

  • Alonso Correa (PER) x Kauli Vaast (FRA)
  • Gabriel Medina (BRA) x Jack Robinson (AUS)

Confronto brasileiro

Na última segunda-feira (30), as oitavas de final revelaram o potencial das ondas de Teahupoo, mas as condições do mudaram para as quartas de final. Com o mar menor e a ausência dos grandes tubos, Gabriel Medina, favorito ao ouro, não se deixou abalar. Ele abriu a bateria com um tubo em uma onda pequena, conseguindo uma pontuação de 6.67. João Chianca respondeu com uma onda de manobras, mas alcançou apenas 2.33. Em seguida, Medina usou a prioridade para pegar mais um tubo, atingindo 8.10 pontos, deixando Chianca necessitando de duas notas para liderar a bateria.


Gabriel Medina durante bateria das quartas de final
Gabriel Medina durante bateria das quartas de final (Foto: reprodução/Instagram/@gabrielmedina)

O tricampeão mundial explicou que, apesar de ter conseguido uma nota alta, foi um dia de competição muito difícil devido às condições adversas do mar.

Na segunda metade da bateria, João Chianca conseguiu melhorar sua pontuação com uma nota de 4.83 em uma onda de manobras. Ele também substituiu sua segunda nota por 4.50, mas ainda precisava de 9.94 para virar a disputa. Gabriel Medina, com a prioridade, bloqueou as tentativas de Chianca. Com um total de 14.77 pontos, Medina avançou para sua segunda semifinal olímpica, eliminando o compatriota da competição.

“Todo mundo sabia o quão bem e longe eu podia ir. Eu também sabia disso. Infelizmente, minha bateria tinha o Gabriel junto na disputa, ele também era um dos favoritos e um dos grandes nomes candidatos à medalha olímpica”, afirmou João Chianca.


João Chianca durante bateria das quartas de final
João Chianca durante bateria das quartas de final (Foto: reprodução/Instagram/@joaochumbinho)

Os brasileiros já se enfrentaram três vezes antes, com Gabriel Medina saindo vitorioso em todas as ocasiões: duas no Circuito Mundial e uma etapa classificatória em Saquarema em 2022. Em 2023, eles competiram novamente em  Margaret River.. E em 2024, em El Salvador, quando Chianca retornou às competições.

Deixe um comentário

Deixe um comentário