A equipe do Palmeiras entrou em campo na noite desta terça-feira (25), com a necessidade da vitória para se manter na disputa pelo título do Brasileirão 2025. Simultaneamente, o Flamengo enfrentava o Atlético-MG, em Belo Horizonte — e uma combinação de resultados, envolvendo a derrota do alviverde e vitória do rubro-negro, fariam o clube carioca conquistar o título oficialmente nesta rodada.
Campeonato (quase) definido
Mesmo com o elenco repleto de reservas, o time de Abel Ferreira controlou a posse e o volume ofensivo na etapa inicial. E assim, a superioridade virou gol logo aos 23 minutos: Quando Sosa levantou na área e Facundo Torres subiu bem para testar firme e abrir o placar.
O verdão manteve a pressão, roubou bolas no campo ofensivo e finalizou bastante. Entretanto, já perto do intervalo, o Grêmio começou a crescer: Dodi e Arthur obrigaram o goleiro a trabalhar e incendiaram a torcida.
Até que o empate enfim veio nos acréscimos — com Wagner Leonardo desviando de cabeça, após cobrança de lateral de Marcos Rocha, e Amuzu completou com categoria, deixando tudo igual.
Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)
Já na segunda etapa, o técnico Mano Menezes voltou do vestiário com ajustes importantes: Dentre elas, a entrada de Willian — que estava sem atuar há dois meses. Com o duelo estando mais equilibrado, um erro mudou o rumo do jogo: Aníbal Moreno derrubou Carlos Vinícius na área, e o VAR confirmou o pênalti. O próprio atacante bateu e virou o jogo para 2 a 1.
Pouco depois, Giay fez falta em Arthur dentro da área, provocando mais um pênalti para o Grêmio na partida, e ainda com direito a expulsão do zagueiro após revisão do VAR. Willian cobrou com segurança e ampliou, fechando os 3 gols gremistas da noite.
O Palmeiras ainda conseguiu descontar a diferença no placar já nos minutos finais com Benedetti, mas a essa altura já não havia mais tempo para reação — e o alviverde saiu de campo praticamente com as mãos distantes da taça de campeão brasileiro.
Willian Fala ao final da partida (Vídeo: reprodução/Instagram/@gremio)
Com a vitória por 3 a 2, o Imortal chega aos 46 pontos, chega ao 9ª posição e respira tranquilamente na tabela. Para o Verdão, o título brasileiro depende da vitória em suas duas últimas partidas, além de torcer para que o Flamengo some no máximo um ponto nos dois jogos.
Decisão bate a porta
O técnico Abel Ferreira optou pela escalação de 11 reservas já visando a final da CONMEBOL Libertadores, no próximo sábado (29). A decisão já era após a viagem da delegação para Porto Alegre, com grandes nomes de fora da lista.
Após o duelo contra o Fluminense, o português já havia comentado sobre a “realidade” do palestrino no campeonato nacional.
“Acho muito difícil ter energia, até porque depois da Libertadores temos outro jogo em dois dias. Devemos canalizar nossa energia para o próximo sábado. Temos um jogo no meio de semana, vamos prepará-lo da melhor forma que acharmos melhor, mas acho que o campeonato está entregue.”
Viagem da delegação alviverde para Porto Alegre (Foto: reprodução/Instagram/@palmeiras)
O elenco viaja direto de Porto Alegre para a capital peruana às 13h desta quarta-feira (27), junto com os não-relacionados para a partida desta noite. E este clima de disputa entre Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão só coloca mais ‘lenha na fogueira’ no contexto desta grande final de Libertadores, a qual os Deuses do futebol nos presentearão com um bom duelo no próximo fim de semana.
