Luis Zubeldía é anunciado como novo técnico do Fluminense
A equipe tricolor anunciou nesta quinta-feira (25), o substituto para Renato Gaúcho, que pediu demissão do clube após a eliminação na CONMEBOL Sudamericana para o Lanús, no Maracanã. Na ocasião, o treinador foi frequentemente chamado de “burro” pela torcida presente, o que acabou sendo a gota d’água para um Portalppi que já vinha tolerando as […]
A equipe tricolor anunciou nesta quinta-feira (25), o substituto para Renato Gaúcho, que pediu demissão do clube após a eliminação na CONMEBOL Sudamericana para o Lanús, no Maracanã. Na ocasião, o treinador foi frequentemente chamado de “burro” pela torcida presente, o que acabou sendo a gota d’água para um Portalppi que já vinha tolerando as críticas da torcida há um tempo, após a queda de rendimento do elenco pós-mundial.
Agora, o ex-comandante do São Paulo chega com a missão de melhorar a campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro, e ajudar o clube na disputa da Copa do Brasil, que retorna apenas no mês de dezembro. Junto a ele, a equipe técnica será composta pelos auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além de Lucas Vivas, preparador físico.
Novo argentino no pedaço
O técnico estava desde junho procurando uma nova oportunidade no mercado, após ser demitido do São Paulo em virtude do retrospecto ruim que o clube vinha sofrendo no Brasileirão. Entretanto, apesar do clima pesado durante sua saída, o argentino conseguiu levar a equipe até as quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil em 2024, e terminou o Campeonato Brasileiro daquele ano em 6° lugar.
Este ano, teve uma grande colaboração na campanha feita pelo tricolor paulista na competição da CONMEBOL, conseguindo a classificação para o mata-mata com uma campanha invicta de 4 vitórias e 2 empates.
Zubeldía a beira de campo pelo São Paulo, no MorumBIS (Foto: reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images embed)
Antes de acertar com o clube carioca, o nome de Zubeldía chegou a ser cogitado no Internacional, chegando ao ponto de estar bem próximo do anúncio oficial. Entretanto, os planos do treinador foram alterados de última hora, e o colorado acabou fechando com Ramon Díaz.
O novo comandante se apresenta ao clube nesta sexta-feira (26), já comandando o elenco em treinamento no CT. A expecitativa é de que sua estreia no clássico contra o Botafogo, no próximo dia 28/9.
Tricolor em baixa
A eliminação amarga na Sul-Americana para o Lanús foi o reflexo do que o clube vem entregando nos últimos meses, e toda essa instabilidade vem cada vez mais irritando o torcedor, que sabe do devido potêncial do elenco que tem.
Desde a campanha incrível na Copa do Mundo de Clubes, onde avançou até as semifinais e se consagrou como o melhor clube não-europeu na competição, a queda de rendimento em campo foi nítida: Com um rendimento de 8 derrotas e 4 empates em 19 jogos, com apenas 7 vitórias conquistadas.
Esses números provocaram uma desavença entre Renato Gaúcho e a torcida, que frequentemente questionava diversas decisões do treinador em campo. Em virtude desse clima pesado, o técnico resolveu ceder a pressão e deixar o comando após o jogo da última terça-feira (23).
Jogadores do Lanús comemoram a classificação na Sul-Americana (Foto: reprodução/Mauro Pimentel/AFP/Getty Images embed)
Agora, o clube conta apenas com as disputas do Brasileirão e da Copa do Brasil para o restante da temporada. No campeonato de pontos corridos, a meta é seguir acumulando pontos suficientes para terminar na parte de cima da tabela, almejando a classificação para a Libertadores de 2026.
Já no mata-mata nacional, onde encara o rival Vasco, pelas semifinais, a disputa é pelo único troféu que a equipe ainda pode conquistar nesse 2025, podendo evitar mais um ano sem levantar taças desde que conquistou o Campeonato Carioca e a Libertadores em 2023.
