Na manhã desta segunda-feira (16), foi anunciada pelo Tricolor Paulista, em comunicado oficial, o desligamento do técnico Luis Zubeldía. O comunicado oficial foi publicado nas redes sociais do clube. De acordo com a nota, a decisão foi em comum acordo.
O treinador argentino teve seu desligamento anunciado devido a muita instabilidade sob o comando do Tricolor Paulista nesta temporada. O São Paulo foi derrotado pelo placar de 3 a 2 para o Vasco da Gama na última quinta-feira (12), último jogo antes da Data Fifa.
Os resultados não vinham sendo os esperados pelo clube, principalmente no brasileirão, o que culminou em um aumento de pressão no trabalho do técnico, e consequentemente em sua saída do comando do time. Em breve o clube deve estabelecer os próximos passos.
Esperava-se que o desempenho do São Paulo melhorasse, algo que não ocorreu. Desta forma, o trabalho do comandante argentino começou a ser questionado.
Luis Zubeldía não é mais técnico do São Paulo, informação foi veiculada pelas redes sociais do São Paulo na manhã desta segunda-feira (Foto: reprodução/Instagram/@zubeldia.oficial)
Nota oficial
Em nota oficial, o São Paulo Futebol Clube comunicou na manhã desta segunda-feira (16), que em comum acordo e de forma amigável, entre ambas as partes, que o técnico Luis Zubeldía não faz mais parte do comando da equipe do Tricolor Paulista.
O treinador esteve a frente do clube em 85 partidas, assumindo o time a partir de abril de 2024. Neste período, o argentino de 44 anos, somou 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.
De acordo com a nota, os assistentes Max Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas e o analista Carlos Burbano, também deixam o clube.
A nota esclarece ainda que conversas foram realizadas com o treinador nos últimos dias buscando resolver a demissão de forma respeitosa. A diretoria informou que segue reunida para decidir o futuro da nova comissão técnica da equipe.
O São Paulo Futebol Clube encerra a nota agradecendo o técnico pelos serviços prestados, pela entrega demonstrada pelos profissionais, e desejou sucesso no decorrer suas carreiras.
O São Paulo anunciou na manhã desta segunda-feira (16) a demissão do técnico argentino Luis Zubeldía (Foto: reprodução/Instagram/@saopaulofc)
São Paulo sob o comando de Zubeldía
O nome de Luis Zubeldía foi divulgado pelo Tricolor Paulista em abril de 2024. A validade de seu contrato era até o fim de 2025. Zubeldía foi contratado para substituir Thiago Carpini.
O argentino não conquistou títulos enquanto treinador da equipe do São Paulo, e as críticas foram reforçadas na fase de grupos do Campeonato Paulista. O time foi eliminado na semifinal, em um jogo o qual ocorreram polêmicas envolvendo a arbitragem, o que pode ter sido fator determinante para o resultado.